Colecionadores contam histórias com carros antigos
Colecionadores contam histórias com carros antigos

Colecionadores contam histórias com carros antigos

Ribeirão Preto recebe exposição de veículos clássicos neste mês; serão mais de 400 carros clássicos com, no mínimo, 30 anos

Colecionadores de carros antigos em Ribeirão Preto relembraram ao Portal Revide a história dos veículos e o amor pelos clássicos. A cidade receberá, de 25 a 27 de agosto, a 7ª edição do RAC (Ribeirão Auto Collection), tradicional exposição de automóveis antigos no município.

De acordo com Jalmir Duete, presidente do Auto Mogiana Clube, o objetivo do RAC é difundir a cultura do antigomobilismo junto à sociedade. “Os automóveis demonstram a tendência de designs da indústria automobilística com base nas épocas. O evento promove o resgate dessa história”, conta.

Em 2016, a Fiva (Federação Internacional de Veículos Antigos) recebeu a validação da Unesco (Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) para reconhecer os automóveis antigos como Patrimônio Cultural da Humanidade.

De acordo com o organizador José Paulo Parra, o palco para o evento, promovido pelo Auto Mogiana Clube, é o estacionamento do Shopping Iguatemi. “Os apaixonados pelo universo automobilístico terão a oportunidade de conferir mais de 400 modelos de carros e motos com, no mínimo, 30 anos e até mesmo centenários – como um Ford e um Chevrolet 1917, entre outros”.

José é apaixonado pelo automobilismo desde sempre

O encontro também comemorará os 50 anos do luxuoso sedã Ford Galaxie e os 70 anos da Ferrari. A entrada é gratuita. “Esse projeto é uma festa para toda comunidade. Sou empresário, trabalho com carros e desde sempre tenho amor por carros. São muitas lembranças ao longo da vida.

Colecionador, Guilhermy Pessoa cuida da coleção de seu pai. Nela, existem carros antigos e com valor sentimental. “Meu pai foi o responsável por me apresentar a esse mundo clássico. O meu primeiro contato veio aos 14 anos. Cuido de toda coleção, que já soma sete automóveis”.

Ele fala que utiliza todos os carros. “Uso meus carros para trabalho e para passeio. Quando morei nos Estados Unidos cheguei a montar uma placa com o meu apelido”.

Guilhermy fala que seu primeiro contato com carros antigos veio aos 14 anos

Décadas de luxo

Esse ano, em especial, o 7º RAC celebrará as cinco décadas do início da produção da linha Galaxie. O nacional, lançado pela Ford em 1966, era idêntico ao modelo norte-americano. O gigante de 5,33 metros, que trouxe luxo a carros familiares da época, tornou-se o sonho de consumo da sociedade, principalmente de empresários e políticos – como o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. Pioneiro em tecnologia e conforto, o automóvel impressionava pela atualidade do projeto, apresentando itens como direção hidráulica e sistema de ar-condicionado. O modelo saiu de linha em 1983, após cerca de 77 mil unidades produzidas.

A emblemática montadora italiana Ferrari completa, em 2017, seu 70º aniversário. Desde o primeiro modelo, criado em 1947, a marca vem escrevendo seu nome na história da indústria automotiva com seus superesportivos. Com o 125 S, voltado somente para o uso nas pistas, o comendador Enzo Ferrari lançava oficialmente a escuderia de Maranello. Depois, em 1949, surgia o 166 Inter, que se tornou o primeiro carro da empresa que podia ser usado nas ruas. Entre tantos modelos lendários há a F40, a Ferrari 308, a Ferrari 456 e outros.


Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Compartilhar: