Com tetraplegia, jovem ribeirãopretano sonha em publicar um livro
Atualmente, o rapaz cursa o terceiro semestre de Letras em Ribeirão Preto

Com tetraplegia, jovem ribeirãopretano sonha em publicar um livro

Há quatro anos, Thomas Robazzi escreve, com ajuda da tecnologia, a história “Rei de São César”

Thomas sonha em finalizar o livro

Com tetraplegia, o ribeirãopretano Thomas Robazzi, de 19 anos, sonha em publicar um livro de histórias e contos. O jovem nasceu prematuro e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na primeira semana de vida, o que o deixou tetraplégico.

Com ajuda da tecnologia, ele já escreveu 22 capítulos da obra “Rei de São César”, que começou a criar desde 2014. Todo o trabalho de Robazzi é feito com o auxílio de computadores. “Estou escrevendo uma história há cerca de 4 anos. Trata-se de um romance em um reino fictício onde um cidadão se apaixona perdidamente pela princesa e fará de tudo para conquistar o seu amor. Estou bem animado com o projeto. A história é dedicada ao meu avô materno, meu maior herói, que me amou desde sempre”, exalta o rapaz. 

O jovem passou parte da vida lutando contra os estereótipos de dentro da sala de aula. Atualmente, ele cursa o terceiro semestre da faculdade de Letras em Ribeirão Preto. “Acompanho normalmente as aulas com outros estudantes, porém, conto com o auxílio de um computador para escrever”, explica Robazzi, que garante que nunca irá parar de ler e escrever.

Além disso, ele explica que, agora, é quase 100% independente. “Consigo tomar banho, trocar de roupa e ir ao banheiro sozinho. Tenho bastante autonomia em casa e sempre fui muito bem recebido nos lugares. Acho que tenho uma boa vida e até reconheço que, sem perceber, fiquei um pouco arrogante nos últimos anos. Tenho tentado melhorar”, garante o estudante de Letras.

Livro

O livro é sobre um agricultor chamado Baltazar – homenagem ao jogador Oswaldo Silva, mais conhecido como Baltazar, o cabecinha de ouro. O personagem é apaixonado pela princesa Amélia. Segundo Robazzi, o herói vai fazer de tudo para conquistar o amor da princesa.

Para acrescentar a história, o livro também aborda assuntos polêmicos como corrupção e disputa de poder. “O meu sonho é finalizar essa história e conseguir uma publicação. Escrevo o texto desde 2014”, finaliza o jovem.


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: