Como era o mundo na última vez em que o Botafogo disputou a Série B?
Última vez em que o Pantera disputou a Série B do Brasileiro foi em 2002 e a gente te conta como estava o mundo naquele ano

Como era o mundo na última vez em que o Botafogo disputou a Série B?

Muita coisa mudou nos últimos 16 anos, e o Portal Revide separou uma lista com algumas curiosidades

A última vez em que o Botafogo disputou a Série B do Campeonato Brasileiro foi em 2002. À época, a competição rebaixou seis times para a Série C e, por dois pontos, o time de Ribeirão Preto foi um deles. Desde então, o Botafogo nunca mais disputou a Série B. Hoje, 16 anos depois, o Pantera retorna ao campeonato, porém, muita coisa mudou nesse ínterim... Você se lembra como era o mundo em 2002?

Esporte

O Santos foi o campeão brasileiro da Série A de 2002. Com as lendárias pedaladas de Robinho, a boa geração dos meninos da Vila, que também contava com o ribeirãopretano Diego Ribas, venceu o Corinthians na grande final.

- O Brasil foi pentacampeão da Copa do Mundo. Esta também foi a última vez em que o País conquistou a honraria máxima do futebol mundial.

- Na Fórmula 1, a dobradinha Michael Schumacher e Rubens Barrichello, ambos da Ferrari, conquistaram o primeiro e segundo lugar do torneio daquele ano, respectivamente.

- Kylian Mbappe, um dos principais jogadores da Copa do Mundo de 2018, tinha apenas 4 anos de idade em 2002.


Política

- O presidente era Fernando Henrique Cardoso, que foi substituído por Luiz Inácio Lula da Silva, após as eleições gerais de 2002.

- Já no Estado de São Paulo, o então governador, Mário Covas, foi sucedido por Geraldo Alckmin.


 

Brasil

- Entra em circulação a cédula de R$ 20.



- O jornalista Tim Lopes é assassinado em um morro do Rio de Janeiro, enquanto fazia uma reportagem sobre os bailes funk. O acontecido evidenciou o poder do tráfico de drogas do Estado.

- Morre em Minas Gerais, aos 92 anos, o médium e um dos maiores divulgadores do espiritismo no Brasil, Chico Xavier.

- É desativada a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Após a demolição, o local se transformou no Parque da Juventude.

Cultura

- É lançado nos cinemas brasileiros o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos.

- Surge o grupo Rouge. Mesmo com um curto tempo de duração e um longo hiato, foi o grupo feminino mais bem-sucedido do Brasil, vendendo 6 milhões de discos, e que retornou à ativa atualmente. 

 

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Acervo UOL / Djalma Vassão/Gazeta Press/ Getty Images/ Ed Ferreira / Marcelo Sayão

Compartilhar: