Corrida de estátuas movimenta o Calçadão de Ribeirão Preto
Em "câmera lenta", competidores disputaram o pódio

Corrida de estátuas movimenta o Calçadão de Ribeirão Preto

Evento despertou a curiosidade de várias pessoas que passavam no local, que torceram para seus personagens favoritos; veja fotos na galeria

Na manhã deste sábado, 19, as pessoas que passaram no Calçadão do Centro de Ribeirão Preto puderam presenciar uma intervenção cultural divertida da Cia. Estátua Viva RP. No local, o grupo de estátuas realizou a 2ª Corrida de Estátuas Vivas, que reuniu dezenas de curiosos e apreciadores do movimento.

A competição, que contou com cinco corredores, o Cowboy, a Florista Africana, o Gênio e a dupla de Anjos, ocorreu em câmera lenta e no estilo “Corrida Maluca”, do Dick Vigarista. Em meio ao percurso, feito com fitas no chão do calçadão, os participantes realizaram várias artimanhas para poderem ganhar em primeiro lugar.

O episódio chamou atenção de todos que estavam passando no local, como a dona Maria Isabel Fernandes e seu neto Vicente, que ficou super animado com a corrida e incentivava sempre o competidor Gênio. “Vai Gênio, vai gênio!”. “Eu acho a iniciativa importante para incentivar a cultura na cidade, pois é uma coisa que não vemos acontecer todos os dias”, diz Maria.

Maria conta que o neto Vicente adora esse tipo de intervenção e sempre que possível o leva para apreciar a iniciativa. Já Vicente diz que gosta muito de corrida e principalmente de estátuas. “Eu vim ver a corrida hoje e gosto bastante das estátuas e deles correndo”, fala Vicente.

No final da competição, ainda houve um protesto contra a falta de incentivo na cultura brasileira e, também, na de Ribeirão Preto. Os competidores se jogaram no chão por conta da falta de incentivo e apoio dos políticos aos artistas de rua. É o que conta Jefferson Fernandes Menino, que participou da intervenção como o Gênio. “Nós, como artistas, uma hora ou outra acabamos desabafando por meio da arte, como já tivemos muitos problemas com a fiscalização aqui no calçadão, que não queriam que os artistas se apresentassem aqui, tivemos que lutar por esse direito que é previsto na própria constituição brasileira. O país está vivendo um momento muito difícil para nós como artistas então falar dessas coisas e das nossas dificuldades é o que nós podemos fazer, pois as pessoas estão aqui para nos apoiar e incentivar”, explica.

Além disso, a competição ainda contou com medalhas, troféu e pódio, em que os ganhadores se colocaram para receber seus prêmios. O vencedor foi o Gênio, que, após vários obstáculos, conseguiu dar a volta por cima e conquistar o primeiro lugar. Em sequência chegaram a Florista Africana, ganhadora da primeira edição, os Anjos e por último o Cowboy.

O ganhador do primeiro lugar conta que é muito gratificante o resultado da corrida. Ele explica que todos os eventos que são realizados pelo grupo proporcionam um contato maior com o público, possibilitando interação entre ambos. “Conseguimos conversar e olhar para eles, então para nós é muito gratificante. Apesar dos imprevistos, como o atraso de hoje em razão da troca de lugar, fazer arte na rua é o que nós fazemos. Gostamos e vivemos para isso”, finaliza o ganhador.
 


Fotos: Gabriela Maulim

Galeria de imagens

Compartilhar: