Decisão da presidente do STF anima pais de Joaquim na luta contra a doença
A campanha AME Joaquim teve uma repercussão nacional e arrecadou mais de R$ 3 milhões

Decisão da presidente do STF anima pais de Joaquim na luta contra a doença

Cármen Lúcia determinou que o Governo de Goiás pague os medicamentos de uma criança com Atrofia Muscular Espinhal (AME)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, decidiu que o Estado de Goiás custeie o medicamento Spinraza (nusinersen), necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), de uma criança com a doença internada em unidade de terapia intensiva.

O governo goiano havia pedido pela suspensão da liminar que autorizava o secretário de Estado de Saúde a fornecer o medicamento à criança portadora da doença. A ministra alegou que a anulação poderia levar à morte do bebê, de apenas 11 meses de idade. A mãe da criança havia entrado com um mandado de segurança contra o caso em julho.

Quem se animou muito com a notícia foram os pais de Joaquim. Esperando o processo para que o plano de saúde cubra as próximas doses do medicamento à criança, o pai Alexandre Stênio comemorou a conquista da família de Goiás.

“É uma grande vitória para o Joaquim e todos os portadores de AME. Essa decisão da ministra Cármen Lúcia abre um grande precedente para o nosso processo que está em andamento”, comenta o pai de Joaquim. Ele afirma que existem vários outros casos de crianças que já tomam a medicação por decisões judiciais e espera que seu caso seja aprovado em breve.

A campanha AME Joaquim teve uma repercussão nacional e arrecadou mais de R$ 3 milhões, meta desejada para importar as seis primeiras doses do medicamento nusinersen, que durarão por um ano de tratamento da criança. Os pais já retomaram uma nova campanha para que sejam adquiridas as doses necessárias para o próximo ano de medicação de Joaquim, enquanto aguardam resposta do convênio solicitado.

As doações podem ser feitas por meio do site da campanha ou diretamente nas contas bancárias abaixo:

Banco Bradesco
Agência 2829
Conta Poupança 1009106-3
CPF 515.502.628-82
Joaquim Okano Ambrósio Marques

Banco do Brasil
Agência 3235.2
Conta poupança 32852-9
Variação 51
Joaquim Ambrosio Okano Marques


Foto: Reprodução Facebook

Compartilhar: