Dia Mundial da Síndrome de Down: funcionário de rede de fast-food mostra que com dedicação tudo é possível
Incentivo da Arcos Dourados para desenvolver seus funcionários com síndrome de down proporciona transformações em suas vidas

Dia Mundial da Síndrome de Down: funcionário de rede de fast-food mostra que com dedicação tudo é possível

Daniel Roberto Mendes, que é atendente do McDonald's em Ribeirão Preto, encontrou no restaurante uma porta para o mercado de trabalho

Os desafios e as lutas diárias enfrentadas por Daniel Roberto Mendes, de 42 anos, que convive com a Síndrome de Down, não o impediu de conquistar o trabalho em um restaurante de uma rede de fast-food. O funcionário do McDonald´s da Av. Nove de Julho, em Ribeirão Preto, muito antes de começar sua carreira na rede, passava em frente aos restaurantes e dizia aos pais: “Trabalhar no McDonald’s”. Desde 2016, Daniel faz parte da equipe e, hoje, é Atendente do restaurante, que abriu a porta do mercado de trabalho a ele.  

Desde 1991, o rapaz participa de diversas oficinas em escola especializada voltada para a educação profissional básica e, em 2016, frequentou o curso “Trampolim - Programa Educação para o Trabalho”, do Senac. Daniel sempre foi muito comprometido e dedicado. Todos os dias, quando o relógio mostra 10h30, sem que ninguém precise pedir, se arruma e fica pronto para o trabalho. 

Durante os meses de pandemia, por segurança, Daniel precisou ser afastado até que completasse o esquema vacinal contra a Covid-19. Fazia tapetes com tear, ouvia músicas e assistia TV, especialmente futebol. “Eu queria retornar ao trabalho. Todos os dias, ia até a caixa do correio para ver se vinha alguma correspondência do McDonald’s para eu voltar”, conta Daniel.  

Quando a notícia chegou, a alegria foi imensa. De personalidade forte, Daniel é um exemplo de que, quando há a oportunidade e a vontade de se ensinar um ofício, tudo é possível. Para o pai do jovem, Nivaldo Roberto Mendes, o entrosamento com a equipe agrega no desenvolvimento do filho. “Sempre buscamos oportunidades de crescimento para o Daniel e o trabalho veio somar no desenvolvimento constante dele. De uma forma geral, Daniel trabalhar no McDonald’s, como ele mesmo diz, é muito bom”, pontua Nivaldo. 

Para Sheyla Dutra, que é fundadora e coordenadora do Fada - Família Diversidade e Amigos, projeto responsável por garantir o acesso a informações de qualidade que possibilitam o desenvolvimento através do empoderamento das famílias, a inclusão é de extrema importância para a igualdade e equidade. "Sabemos da importância da Inclusão e da Acessibilidade tanto na família, quanto nas escolas e também no mercado de trabalho. Trabalho é sinônimo de dignidade e traz a pessoa para um patamar de igualdade e equidade" Sheyla.  

Inclusão  

A Arcos Dourados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, tem como um dos focos do Somos, seu Comitê de Diversidade & Inclusão, a empregabilidade de pessoas com deficiência, além de reforçar a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades. O incentivo da empresa para desenvolver seus funcionários com síndrome de down proporciona transformações na vida desses profissionais. 

“Somos reconhecidos como um dos maiores geradores de primeiro emprego no Brasil e sabemos do nosso potencial para a mudança de vida de muitas pessoas. Promover iniciativas de inclusão e empregabilidade é uma de nossas prioridades. Ter profissionais com deficiência no nosso time traz uma série de benefícios para eles, mas também humaniza a empresa e cria uma cultura de pertencimento ainda mais forte em nossos funcionários”, afirma Fábio Sant’Anna, Diretora de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados no Brasil.

Vagas para pessoas com deficiência 

O McDonald’s tem, atualmente, 150 vagas abertas em seus restaurantes em todo o Brasil. A companhia conta com uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento de pessoas com deficiência, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores. Atualmente, a rede emprega pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e intelectual. Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://jobs.kenoby.com/mcdonalds.  

Dia Internacional da Síndrome de Down  

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março desde 2006. A data escolhida, segundo o Movimento Down, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade. 


Foto: Divulgação

Compartilhar: