Drauzio Varella reforça a importância da atividade física para envelhecer com saúde
Drauzio Varella conversou com o público sobre saúde e bem-estar

Drauzio Varella reforça a importância da atividade física para envelhecer com saúde

Em palestra promovida pela Revide Ancienne em Ribeirão Preto, nessa segunda-feira, 7, o médico destacou hábitos que ajudam a manter corpo e mente em harmonia

A palestra de Drauzio Varella, promovida nessa segunda-feira, 7, pela Revide Ancienne no Theatro Pedro II, em Ribeirão, destacou o movimento do corpo como o principal aliado para o envelhecimento mais saudável. O médico conversou com assinantes da publicação e convidados que estiveram presentes em uma noite de muita informação sobre a saúde e o bem-estar.

No bate papo em tom bem humorado, Drauzio deu dicas de hábitos que ajudam a manter corpo e mente em harmonia. “A genética é poderosa, mas não condiciona à situação final. Uma pessoa sedentária, que não cuida da alimentação, certamente terá mais riscos”, afirmou durante a palestra. De acordo com o médico, 90% dos brasileiros com mais de 60 anos têm pelo menos uma doença crônica e essa estatística não faz parte do envelhecimento.

Assinantes da Revide Ancienne e convidados assistiram à palestra no Theatro Pedro II

Segundo Drauzio, desde a vida nas cavernas o homem se movimenta e a condição natural do corpo é se manter ativo. “No início do século XX, apenas 10% das pessoas ganhavam a vida sentada. Hoje essa situação se inverteu e 90% ganham a vida sem estar de pé. Se fôssemos avaliar a forma como o corpo humano é utilizado hoje, ele nem precisaria ter a forma que possui, com tantas articulações”, explicou.

De acordo com Drauzio, a atividade física também é um acessório importante para lidar com as adversidades da vida e o envelhecimento. “A pressão que vivemos não é natural à espécie e aumenta o risco de transtorno psiquiátricos ao longo da vida. De acordo com a OMS, a partir de 2020 a depressão será a principal causa de absenteísmo no trabalho”, afirmou.

O médico concluiu afirmando que a saúde de cada um é uma questão pessoal, com implicações sociais e familiares e que é responsabilidade de cada cidadão cuidar do próprio corpo. “Não fique parado, nascemos para estar, sempre, em movimento”, encerrou.


Fotos: Ibraim Leão e Pedro Gomes

Compartilhar: