Empresas de telecomunicação são campeãs de reclamações de consumidores em RP
O crescimento das vendas on-line fez com que aumentasse as ofertas enganosas aos consumidores

Empresas de telecomunicação são campeãs de reclamações de consumidores em RP

No mês do consumidor, Procon de Ribeirão afirma alta de reclamações por conta de vendas on-line da pandemia

As empresas de telecomunicações são as campeãs em reclamações dos consumidores de Ribeirão Preto. Segundo o Procon municipal, a pandemia também elevou as queixas no órgão por conta das vendas on-line.

Segundo a chefe da Divisão de Gerenciamento do Procon-RP, Ana Paula Gentile, as empresas de telecomunicações são o principal alvo por conta das queixas variadas que vão desde falhas na prestação do serviço até importunação dos clientes com ligações frequentes.

Apesar do órgão não possuir dados consolidados do número de reclamações registradas, as ofertas enganosas também se destacam entre as denúncias. Cenário que se agravou na pandemia. “Nós sempre tivemos o 0800 do Procon, mas com a pandemia e o crescimento das vendas on-line, ampliamos nossos meios de contatos com o consumidor a fim de captar todas as informações e reclamações”.

Segundo ela, agora, o Procon Ribeirão possui rede de contatos como o e-mail ([email protected]), Whatsapp (16 3205-3315), redes sociais (Instagram e Facebook) e o site, onde contém informações dinâmicas e são feitos os agendamentos para atender as demandas. Com a ajuda desses meios de comunicação, eles recebem cotidianamente e a todo tempo, denúncias e informações relevantes para consumidores e fornecedores.

Resolução de problemas

Ana Paula acredita que, atualmente, apenas 40% das maiores empresas conseguem se organizar e resolver os problemas sem precisar da intervenção do Procon. “Todos os dias chegam muitas demandas on-line, e acredito que 40% das grandes empresas conseguem resolver os problemas sem a gente precisar tomar providências. Mas pequenas e médias empresas ainda não”. Além disso, “as empresas que mais aparecem reclamações, também são de serviços de telecomunicações”, afirma.

No mês de abril, o Procon de Ribeirão Preto lançará um programa de educação para o consumo, para ajudar o consumidor a entender a compra consciente, direitos, deveres e as dificuldades impostas pela pandemia.

No Estado de São Paulo

Segundo dados divulgados pelo Procon do Estado de São Paulo, é possível observar uma escalada dos registrados de reclamações em 2019, 2020 e 2021.

Em 2019, obteve em torno de 78.419 reclamações relacionadas às compras on-line, em 2020, a média foi de 301,672. Um crescimento de 284%.

Janeiro e fevereiro, dois primeiros meses de 2021, foram somadas mais de 50 mil reclamações. Sendo o problema mais recorrente a demora ou a não entrega do produto/serviço.


Foto: Arte Revide

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