Espaço “A Fábrica” é aberto ao público com exposição sustentável, em Ribeirão Preto
Confira a programação na reportagem

Espaço “A Fábrica” é aberto ao público com exposição sustentável, em Ribeirão Preto

Com um fim de semana dedicado a debates e palestras, a mostra "Materioteca" traz o tema sustentabilidade aos ribeirãopretanos

Recém-inaugurado, o espaço “A Fábrica”, localizado na antiga fábrica da Cervejaria Paulista, se destaca como um polo de inovação, educação, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em Ribeirão Preto. Para efetivar este trabalho e iniciar as atividades ao público, o local realiza o evento gratuito “SER Sustentável”, nos dias 22, 23 e 24 de março.

Entre as atividades, será apresentado a exposição “Materioteca”, uma experiência educativa sobre a formação dos materiais sustentáveis, provenientes das mais diversas matérias primas, de origem sintética, fóssil, mineral ou residual. O objetivo é ressaltar a economia circular, um conceito baseado na inteligência da natureza, na qual os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Serão mais de 40 amostras de materiais sustentáveis, desde os mais tradicionais até soluções inovadoras ainda desconhecidas do grande público, que estarão expostas para serem tocadas, sentidas e manipuladas. Além da exposição, o evento ainda contará com mesas redondas, cine debate, feira de produtores locais e música ao vivo na praça, para momentos de conexões, troca de ideias e networking.

“Vamos explicar o ciclo de vida, desde a origem desses materiais, passando pelos processos, aplicações, até as possibilidades de descarte e reinserção no ciclo novamente”, explica Carolina Piccin, criadora e desenvolvedora da Materioteca.

Carolina é uma das palestrantes do evento

Materioteca

A exposição Materioteca será inaugurada no dia 22 de março, às 19h, seguida da palestra inaugural, ministrada pela Carolina Piccin, que lidera a formulação de programas de sustentabilidade, P&D e inovação da MateriaLAB.

No dia 23, sábado, contaremos com nomes como Marko Brajovik, arquiteto e designer croata radicado no Brasil, formado pela Universidade de Arquitetura de Veneza, que apresentará uma trajetória criativa inspirada pela Natureza, com pesquisas em uso de materiais e estruturas não convencionais (bambu, papelão, estruturas tensionadas, etc) e Mana Bernardes, artista plástica, designer e poetisa, que inspira a público através da arte e da transformação humana. A palestrante busca desmistificar a sustentabilidade através de um conceito baseado em uma experiência.  

No domingo, 24 de março, a Feira do Coletivo ocupa a praça eventos com barracas de produtores e designers locais com viés sustentável, fechando o evento com música ao vivo e área de alimentação.

A Fábrica

Revitalizado para receber projetos sociais, educacionais e de empreendedorismo, o espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, será aberto ao público como equipamento cultural da cidade, com uma agenda de eventos, cursos, encontros, projetos e ações.

Serviço

Quando: 22, 23 e 24 de março de 2019
Onde: A Fábrica – Instituto SEB
Endereço: Rua Mariana Junqueira, 33 – Ribeirão Preto
Mais informações.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: