Especialista diz que dormir pouco pode causar problemas
Segundo o especialista, a falta de sono pode ser comparada a embriaguez

Especialista diz que dormir pouco pode causar problemas

Na "Semana do Sono 2019", o médico Alan Eckeli explica sobre a importância de ter um bom descanso durante a noite

Na semana que está sendo realizada a “Semana do Sono 2019: Dormir bem é envelhecer com saúde”, o neurologista Alan Eckeli, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, explica que dormir pouco pode causar uma série de problemas ao longo da vida de um indivíduo. Segundo o especialista, quem dorme mais, vive mais.

Confira a programação da Semana do Sono 2019:
Ribeirão Preto terá programação durante a Semana Nacional do Sono

Um adulto com idade entre 18 e 64 anos deve dormir de sete a nove horas por dia para envelhecer com qualidade. “A variação de sono muda de pessoa para pessoa, mas este é o tempo ideal para termos qualidade de vida no presente e também no futuro”, garante o neurologista e especialista em medicina do sono.

De acordo com Eckeli, quem não dorme o suficiente pode desenvolver diversos distúrbios: fadiga ou baixa energia, declínio da memória, perturbação do humor, problemas comportamentais, como impulsividade e agressividade, dores de cabeça ou nos maxilares. Além disso, o indivíduo também pode apresentar problemas durante o sono, como chutar, falar, gritar, roncar e ter pesadelos.

“Se você está na categoria dos que apresentam dificuldades para dormir vão algumas dicas: não fique na cama se não está com sono e encontre um lugar silencioso para relaxar; se tiver pés frios, use meias; não vá para cama com preocupações, na cama elas vão se multiplicar; evite tablets ou smarphones, prefira um livro; não beba nada que tenha cafeína por pelo menos quatro ou cinco horas antes de dormir”, diz.

Neste sábado, 16, às 9h, na Praça XV, será distribuída uma cartilha sobre os males provocados pela falta de um bom sono e dicas de como as pessoas devem dormir. “Profissionais vão tirar dúvidas de interessados em conhecer mais sobre a importância do sono”, finaliza Eckeli.

Álcool  

No alerta, o neurologista ainda explica que pesquisadores dividiram dois grupos de jovens para medir a equivalência do consumo do álcool com a privação de sono ao dirigir um carro. De acordo com o resultado, duas horas a menos de sono equivale a duas ou três latas de cerveja.


Foto: Acervo Revide

Compartilhar: