Estudantes de Ribeirão integram mais uma vez o Projeto Rondon
Estudantes de Ribeirão integram mais uma vez Projeto Rondon

Estudantes de Ribeirão integram mais uma vez o Projeto Rondon

Coordenados por professores de três departamentos da USP, alunos desenvolverão ações voluntárias em diversas áreas na Operação Tocantins

Grupos de rondonistas do Campus da USP de Ribeirão Preto viajam dia 19 de janeiro de 2017, com destino à cidade de Aparecida do Rio Negro, no Estado do Tocantins. A expedição intitulada de Operação Tocantis constitui mais uma edição do Projeto Rondon, de responsabilidade do Ministério da Defesa e da Instituição de Ensino Superior – IES.

Os professores Auro Nomizo e Elisa Maria de Sousa Russo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), Luis Henrique Souza Guimarães, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e Wilson Mestriner Júnior, da Faculdade de Odontologia (FORP) da USP serão os coordenadores dos estudantes.

Os alunos participarão de ações direcionadas para as áreas de educação, saúde, direitos humanos, justiça, gestão pública, tecnologia e cultura. “A cidade que visitaremos tem alguns problemas relacionados ao IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. Nesse sentido, na saúde, nossa contribuição comtemplará as moléstias infecciosas como hanseníase, sífilis congênita e a importância do pré-natal, além da saúde bucal. Já na educação, a ênfase será nas novas tecnologias para que professores possam dar aulas além da educação formal e no empoderamento dos jovens para o exercício da cidadania”, explica o professor Auro Nomizo.  

As equipes da USP Ribeirão atuarão com os parceiros rondonistas da UNIJUÍ  Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tais parcerias são feitas com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior.

Empatia e aprendizado

Para Nomizo, o Projeto Rondon enseja aos estudantes a oportunidade de levar as experiências obtidas na sala de aula para o município de Aparecida do Rio Negro, além de traduzir o conhecimento dos professores e alunos em capacitação dos agentes multiplicadores locais por meio de oficinas, palestras e demais ações que serão implantadas durante o período de atuação da campanha. “O Projeto Rondon possibilita que nosso aluno conheça, de forma real, todas as mazelas e toda a pluralidade cultural dos nossos irmãos do Tocantis. Em outras palavras, permite conhecer a realidade local e exercer seus conhecimentos antes de se formar”, resume.

No último dia 13 de dezembro, os membros da expedição se reuniram na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) para discutir mais detalhes da Operaçãoque acontecerá no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro, atenderá 16 municípios e contará com a participação de 320 rondonistas voluntários, de 32 Instituições de Ensino Superior.

As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares. Os convites (edital) são divulgados no site www.projetorondon.defesa.gov.br, normalmente, nos meses de março e agosto.


Divulgação/USP

Compartilhar: