Evento faz homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down em Ribeirão Preto
Saiba mais sobre o Projeto Fada

Evento faz homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down em Ribeirão Preto

É esperado que cerca de 600 pessoas compareçam ao evento que busca conscientizar, informar e celebrar a visibilidade de pessoas com síndrome de down

Em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, o Projeto Família, Diversidade e Amigos (Fada) irá promover o evento "O que inclusão significa?" neste domingo, 20, no Parque Uber Sul de Ribeirão Preto. O evento composto por entretenimento, informação e lazer vai das 8h às 12h.

Durante a comemoração serão realizadas atividades, como oficinas esportivas, culturais, educacionais, de artes plásticas, representada por um artista profissional que tem síndrome de down, bate-papo, trocas, arrecadações e doações de livros. Além disso, o momento será de lazer, com pipoca, algodão doce, soltura de pipa, bexiga etc.

“Esperamos cerca de 600 pessoas amanhã, depois de tanto tempo longe dos eventos, a gente está se reunindo novamente. O momento é para celebrar a visibilidade, para a gente trazer o assunto à tona, poder discutir, poder mostrar que a diversidade é bela, é fato, que discriminar é crime e que preconceito não é legal”, afirma a fundadora e coordenadora do Projeto Fada, Sheyla Dutra.

Segundo ela, o Dia Internacional da Síndrome de Down acontece em 21 de março em alusão a trissomia do cromossomo 21. “A data é simbólica, ela tem simbologia. Inclusive, foi sugestão de um projeto brasileiro em 2006. A ONU detém essa data no seu calendário oficial e, a Fada, como não podia deixar de ser, desde 2006 participa e faz eventos”, conta.

A comemoração aberta ao público contará com famílias do projeto e de outras entidades que o Fada tem relacionamento, do poder público, do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que confirmou presença, das secretaria de Emprego e Educação, de tendas multifuncionais com advogados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais e da Biblioteca Altino Arantes.

“Vão ter muitas atividades! É um evento que está sendo elaborado há três anos, porque a gente acumulou os dois anos parados mais o ano anterior que a gente vem programando, a gente acaba um já programando o próximo. Vai ser bem bacana!”, declara Sheyla.

Sobre o Projeto Fada

O projeto nasceu a partir da observação da necessidade de muitas mães se empoderarem para garantir o desenvolvimento integral de seus filhos. A missão do Projeto Fada é garantir o acesso a informações de qualidade que garantam esse desenvolvimento através do empoderamento das famílias.

“Minha filha, de 17 anos, tem síndrome de down. Foi justamente quando ela nasceu que eu percebi nos ambientes que eu frequentava a falta de informação, acolhimento, empoderamento das famílias, e, por isso, esse é o trabalho que eu faço”, explica.

A visão consiste em dar credibilidade a essas pessoas, independente de seu diagnóstico, pois ele não determina a pessoa e sim é, tão somente, uma de suas inúmeras características.

Para mais informações sobre o Projeto, acesse o site.

Serviço
EVENTO "O QUE INCLUSÃO SIGNIFICA?"
Data: Domingo, 20 de março, das 8h às 12h;
Local: Parque Uber Sul l Av. Giuseppe Cilento - Jd. Botânico.


Fotos: Fabio Duarte, Gustavo Semeghini e Tonnia Coelho

Galeria de imagens

Compartilhar: