Ex-lavrador sai de Minas para se formar médico em Ribeirão
De lavrador em Minas a médico em Ribeirão

Ex-lavrador sai de Minas para se formar médico em Ribeirão

Ele se dedicou aos estudos, deixou o trabalho nas lavouras de café e conseguiu se formar em Medicina na Unaerp

Há cerca de seis anos, José Reinaldo Lopes da Silva saiu de Monte Belo, sul de Minas Gerais, com intuito de cuidar daqueles que sofrem. Mesmo após conseguir ingressar no curso de Medicina na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, em 2011, ele continuou enfrentando adversidades, porém, foi até o fim. Recentemente concluiu o curso e realizou seu grande sonho ao formar-se médico.

Vindo de uma família de lavradores, seu primeiro emprego foi na lavoura de café. "Era muito sofrimento por causa do trabalho braçal e, para piorar, a colheita coincide com a época do frio", recorda.

Aos 23 anos, quando acompanhava o tratamento da irmã doente, acabou se apaixonando pela medicina. Após a melhora dela, já insatisfeito com a vida cansativa do trabalho na roça, decidiu mudar o rumo de seu destino.

Dedicação aos estudos

O grande limitador na busca pelo sonho era a sua baixa escolaridade, pois havia estudado apenas até 5ª série do ensino fundamental. Só que essa condição não foi suficiente para fazê-lo desistir. Durante esse período, conseguiu concluir em dois anos o ensino médio através de supletivo.

Por estar consciente que ainda não tinha base de instrução suficiente para cursar medicina, ele resolveu se matricular em um curso profissionalizante de um ano para auxiliar de enfermeiro. Apesar de longas jornadas de muita dedicação e estudo, Reinaldo reprovava em todas as provas que prestava para o curso de medicina.

Em pesquisas na internet, conheceu a Unaerp e descobriu o processo seletivo. Passou na primeira fase, mas acabou reprovando na segunda. Dessa vez foi por muito pouco, eram 10 vagas em disputa e ele ficou em 11º.

A realização era questão de tempo. Reinaldo estudou mais seis meses, prestou novamente a prova e conseguiu entrar em primeiro lugar. "Quando passei, não tinha nem dinheiro para matrícula. Foi aí que ganhei uma bolsa integral o que foi essencial pois sem ela e a ajuda de amigos para me manter na cidade, não teria conseguido. Tenho consciência que ninguém faz nada sozinho", ressalta.

Recompensa

No decorrer dos seis anos do curso de medicina, Reinaldo se dedicou quase que integralmente aos estudos. Mas, no último dia 12 de dezembro, no Teatro Bassano Vaccarini, toda a luta do lavrador de Monte Belo foi recompensada com sua cerimônia de colação de grau. "Tinha um filósofo que costumava dizer que nada resiste ao trabalho e eu acho que o José Reinaldo é a materialização desse pensamento, pois foi justamente pelo trabalho que desenvolveu ao longo de toda sua vida que hoje ele passa a ser o doutor Reinaldo", destaca o coordenador do curso de Medicina, Reinaldo Bulgarelli Bestetti.



Durante a cerimônia de colação, os pais do agora doutor não conseguiam conter a emoção e orgulho. "Parece que nem estou acreditando, era um grande sonho dele", diz dona Divina Rosa Lopes da Silva. "Ele formou na raça mesmo, porque um pobre estudar para médico não é fácil", orgulha-se o senhor Pedro Lopes da Silva.

Agora, com o diploma nas mãos e depois de ter superado tantas barreiras, o que Reinaldo mais quer, além de retribuir todo apoio que recebeu, é colocar em prática o que aprendeu para tornar seu sonho definitivamente concretizado. "Vou voltar para minha terra para contribuir e ajudar meus conterrâneos que torceram muito e me ajudaram. Quero servir meu semelhante de acordo com as minhas possibilidades", conclui.


Foto: André Paterlini

Compartilhar: