Fã de Harry Potter, ribeirãopretano transformou a fantasia em cotidiano
Pedro Martins gerencia conteúdo ligado ao personagem para milhares de pessoas em todo o planeta

Fã de Harry Potter, ribeirãopretano transformou a fantasia em cotidiano

O jovem é editor-chefe da Potterish, veículo especializado na saga escrita pela autora J.K. Rowling

O jovem visitou os estúdios do filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald em Londres, na InglaterraEm Ribeirão Preto, o jovem de 19 anos Pedro Martins construiu a vida no entorno da série de sete romances de alta fantasia, saga conhecida mundialmente como história sobre Harry Potter.

O jovem é editor-chefe da Potterish, veículo especializado em todo universo de histórias escritas pela autora J.K. Rowling. Voluntário, o jovem dedica todo o tempo ao veículo e, por meio dele, já conquistou viagens à Inglaterra e a eventos em todo o Brasil.

“Eu descobri Harry Potter em 2003, quando tinha quatro anos, e o segundo volume da série, A Câmara Secreta, tinha acabado de chegar às locadoras de DVDs. Foi paixão à primeira vista! Mas, por causa da pouca idade, comecei a ler os livros apenas em 2007, quando o sétimo e último volume (As Relíquias da Morte) chegou às livrarias”, fala Pedro.

O jovem diz que teve poucos professores que o incentivaram à leitura. “É uma realidade triste no Brasil: o ensino dá importância apenas aos grandes clássicos da literatura. Apesar de sua inegável importância, como um aluno que nunca pôs as mãos em um livro conseguirá ler alta literatura? Dentro de casa, a leitura tampouco era estimulada. Foi J.K. Rowling que me apresentou ao mundo dos livros, como fez com milhões de crianças, jovens e adultos. A partir de então, minha paixão por Harry Potter se intensificou ainda mais. Em 2013, quando todos os filmes já tinham sido lançados, eu entrei no Potterish”.

O jovem editor destaca a qualidade do personagem. “Quebrou o paradigma de que livros infantojuvenis precisam ser curtos e ilustrados, provou que crianças e jovens não só leem, mas também veneram um livro e uma escritora da mesma forma que veneram uma celebridade. Afinal, J.K. Rowling é uma celebridade. Uma celebridade que transformou a literatura, o cinema e, ainda mais importante, a vida dos leitores”.

Potterish

O Potterish é considerado um veículo de imprensa especializado. Na equipe, há profissionais de comunicação social e voluntários de outras áreas, com idades distintas, que dedicam o tempo livre para colaborar com o site.

“Eu entrei na equipe como newsposter – como são chamados aqueles que publicam notícias no site. Com muita dedicação, depois de contribuir com todas as equipes, fui promovido a editor-chefe e, posteriormente, gerente de conteúdo. Hoje, coordeno a produção e a publicação de tudo que produzimos, tanto para o site quanto para as redes sociais, que totalizam centenas de milhares de seguidores. Apesar de ser voluntário, é um trabalho tão árduo quanto qualquer outro. Eu me dedico integralmente ao site. É extremamente exaustivo, mas maravilhosamente gratificante”.

Pedro Martins e colegas ao lado dos fundadores do portal Jovem Nerd

Profissão

Pedro decidiu cursar Jornalismo ainda em 2016, quando se formou no Ensino Médio. “Estava mais do que claro que eu gostaria de fazer o curso. Simultaneamente ao Potterish, e antes mesmo de iniciar o Jornalismo, tive oportunidade de escrever para a seção de literatura jovem do jornal britânico The Guardian e hoje sou repórter freelancer para editoras de livros”, conta.

Atuante no Potterish, o veículo proporcionou experiências diferentes para Pedro. “Me traz oportunidades que eu nunca nem sonhei. Em outubro de 2017, por exemplo, fui convidado pela Warner Bros. Pictures para viajar a Londres, visitar os sets de filmagens de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald e, de quebra, entrevistar o elenco e a produção do filme. Infelizmente, devido aos termos de confidencialidade, ainda não posso contar nada do que vi ou fiz por lá. Mas foi fantástico”!

Comic Con Experience

Famosa por ser o maior evento nerd nacional, a Comic Con Experience (CCXP) proporcionou atividades diferentes para o ribeirãopretano.Eventos como a Comic-Con e a Bienal do Livro são experiências encantadoras para todos que amam o universo do entretenimento. Para produtores de conteúdo como eu, é também quando nos encontramos ao vivo com os leitores fiéis que nos acompanham. É mágico”!

Em dois anos que participou da CCXP, Pedro participou de mesas redondas sobre o Mundo Bruxo de J.K. Rowling ao lado de companheiros de trabalho, com a mediação do Jovem Nerd, Léo Lins e MariMoon.

Bate-papo com a atriz Evanna Lynch, que interpreta Luna Lovegood em Harry Potter

“Em 2016, também tive a oportunidade de conversar com a atriz Evanna Lynch, que interpreta Luna Lovegood em Harry Potter. Muito simpática, ela elogiou as tatuagens dos meus colegas – na época, eu ainda não tinha a minha –, quis saber do nosso trabalho, respondeu às nossas perguntas e, sem que percebêssemos, estávamos em um bate-papo de fã para fã. Como qualquer fã, debatemos as polêmicas da peça Harry Potter and the Cursed Child e o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam”, finaliza.


Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: