Família de Cravinhos prova que é possível transformar a casa com reciclagem
O destaque vai para o quarto da filha, que foi todo modernizado com itens reaproveitados

Família de Cravinhos prova que é possível transformar a casa com reciclagem

Casal aproveitou momento de dificuldade financeira para começar projeto sustentável e reaproveitar móveis e materiais

Uma família da cidade de Cravinhos, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, provou que é possível reformar a casa com a reciclagem de materiais. Fabiana de Araújo Moreira e Luis Vanderlei se tornaram conhecidos na cidade após a iniciativa. Atualmente, muitas pessoas vão até o imóvel para conferir o resultado pessoalmente.

A ideia apareceu após um momento de dificuldade financeira da família. O processo durou aproximadamente três anos, mas para o casal e a filha, Lorena de Araújo Moreira, foi uma transformação gratificante. Na casa, grande parte dos móveis e alguns detalhes, como a decoração em gesso, foram feitos por eles. Luminárias, quadros e utensílios ganharam o toque pessoal e reaproveitável.

Todos os móveis foram encontrados na rua, como a penteadeira, cadeiras, cama, cabeceira, poltrona, criado mudo, banco e até as prateleiras. Enquanto Fabiana possuía bons olhos para encontrar materiais abandonados, o marido foi o responsável pela reforma. Luis se dedicou ao projeto da casa sustentável no período da noite e também aos domingos. 

“Meu marido foi fundamental nesse processo de restauração. Ele nunca fez curso, mas tem facilidade para trabalhos manuais. Fizemos uma parceria da seguinte forma, eu ia em busca dos móveis e ele os reciclava. O meu pai também foi importante, ajudou no que podia. Eles fizeram muitas coisas em casa, mas em especial no quarto da minha filha, é o que mais impressiona  as pessoas e era o meu sonho”, diz a mulher.

Por conta do trabalho e dificuldades constantes, Fabiana pensou em desistir algumas vezes, mas com apoio da família, concluíra o projeto. Para eles, foi uma forma de driblar o gasto elevado com a compra de objetos novos. “Aos poucos tudo deu certo e hoje todos os cômodos possuem algo que veio da rua”, fala Fabiana, que também enxerga na iniciativa o incentivo ao consumo consciente. 

De acordo com a dona de casa, é uma iniciativa que ajuda o bolso e o meio ambiente e que pode ser adotada por todos que tenham força de vontade. “Com interesse, todos podem fazer. Não foi um trabalho fácil, mas é possível. Queremos ressaltar que tudo pode ser aproveitado. As coisas não precisam ser descartadas. Basta ter vontade. As pessoas precisam se conscientizar sobre a sustentabilidade”, finaliza Fabiana.

Família restaurou casa através da reciclagem

Veja na galeria de fotos abaixo algumas imagens dos cômodos da casa da família, em Cravinhos.



 


Fotos: Arquivo Pessoal

Galeria de imagens

Compartilhar: