Grupo Social realiza “The Street Store” em Ribeirão Preto
Grupo Social realiza “The Street Store” em Ribeirão Preto

Grupo Social realiza “The Street Store” em Ribeirão Preto

O evento realizado pelo Resolvi Mudar chega à sexta edição na cidade e acontece no mês de julho

Dois anos atrás, um grupo de amigos se uniu para começar fazer trabalho social em Ribeirão Preto e começaram a entregar marmita pela cidade. Com o sucesso na iniciativa, este grupo social, chamado de Resolvi Mudar, aderiu a diversas formas de ajudar moradores de rua, e assim surgiu o movimento “The Street Store” no munícipio.

O debate sobre habitação é um problema vivido em todo o mundo e surgiu na Cidade do Cabo, África Do Sul, uma iniciativa simples e inovadora para lidar com essa questão, que tem se tornado um problema social.

O Resolvi Mudar, hoje em dia, entrega 800 marmitas em Ribeirão. Com todo sucesso, o grupo chega à sexta edição do projeto The Street Store nas praças da cidade. Tudo com apoio de cabeleireiros e outros parceiros de relacionados a reabilitação solidária.

Para Paula Domenichelli, uma das organizadoras da ação, o grupo tenta conscientizar os moradores. “O legal de nossos projetos é que envolvemos toda comunidade. Tanto com palestras, trabalhos e formas de conscientização. No caso de Mariana, em que conseguimos 42 mil litros de água, por exemplo, demos oportunidade de emprego para o pessoal da rua. Assim mostramos que eles não precisam roubar, pois tem como ganhar dinheiro pelo trabalho.

A vendedora diz que foram desafiadas a fazer o Street no Brasil, e toparam, mas em um formato diferente. “Montamos uma loja na praça para o morador de rua, na qual ele tem direito de pegar três pessoas de roupa, um sapato e um acessório, tudo de graça. Levamos cabelereiro e a pessoa até toma o café da manhã”, explica.

“O legal é que existe um atendente para cada morador de rua. Atendemos em média 80 cidadãos sem lar em cada edição. É legal, pois cada pessoa do grupo ajuda um morador, então ele é tratado como comprador na loja, os ajudamos a escolher as roupas e é uma sensação muito gratificante e bem legal. O próximo será realizado no final de julho, provavelmente no dia 24”, afirma Paula.


Foto: Divulgação

Compartilhar: