HC realiza oficina que simula limitações vividas pela terceira idade
Inscrições podem ser realizadas junto a Casa do Vovô

HC realiza oficina que simula limitações vividas pela terceira idade

O objetivo é treinar funcionários de clinicas de idosos para atendimento e conscientização sobre a vida dos mais velhos

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto vai realizar uma oficina de experiências para cerca de 100 pessoas relacionadas ao trabalho com idosos na cidade.

Os inscritos terão a sensação de ficar na pele de um idoso, pois vão experimentar o envelhecimento ao participar do espaço criado pelo programa Hospital Amigo do Idoso do HC na Casa do Vovô.

“Esta oficina tem a finalidade de melhorar a compreensão acerca do processo de envelhecimento. Com esta iniciativa, a equipe espera que os participantes possam compreender as limitações do envelhecimento e possam promover uma melhora constante no atendimento e tratamento deste público”, explica o geriatra e coordenador do trabalho, Paulo Formighieri.

Na ocasião, participarão da oficina profissionais de diferentes áreas de atuação - administrativa, assistência direta de saúde (enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, serviço social), serviços complementares (transporte, serviços gerais, copa e cozinha, cuidadores, etc). O intuito é permitir um impacto mais amplo no trabalho de sensibilização nas diferentes instâncias das instituições de longa permanência para idosos.

Os interessados em participar podem entrar em contato com a Casa do Vovô. 

Experiência  

Os participantes passarão por seis estações que simulam algumas das dificuldades enfrentadas pelos idosos como locomoção, audição, visão, deglutição.

Para isso, as pessoas terão que caminhar em uma esteira usando assessórios que dificultam os movimentos do corpo e aumenta o peso carregado. Também usarão óculos que limitam a visão e fones que reproduzem barulhos similares aos ouvidos por uma pessoa com perdas auditivas.  

Em uma das estações, os integrantes do curso poderão experimentar as dificuldades de deglutição e paladar, que muitas vezes levam o idoso a perder o apetite ou intensificar a quantidade de tempero na comida. 

Oficina de Sensibilização para o envelhecimento
Dias: 29 e 30 de abril
Horário: 9h às 18 horas
Local : Casa do Vovô
Endereço: Rua Tapajós, 2881, Bairro Ipiranga - Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3622-4181

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: