Homem cria casa de apoio para ajudar dependentes químicos e moradores de rua em Ribeirão
O local tem como objetivo a reinserção social

Homem cria casa de apoio para ajudar dependentes químicos e moradores de rua em Ribeirão

Segundo Ricardo Tostes, falta um pós-tratamento para auxiliar aos dependentes, o que o lar oferece

Um ex-dependente químico criou um lar para ajudar dependentes e moradores de rua em Ribeirão Preto. Segundo o presidente da Casa Apoio "Projeto Mudando Vidas", Ricardo Tostes, o lar foi criado com o objetivo de oferecer um pós-tratamento para as pessoas que querem uma segunda chance.

“Eu já fui viciado e passei um tempo internado para me tratar. Quando saí, percebi que faltava uma ajuda com o pós-tratamento. Foi a partir daí que tive a ideia de criar a Casa Apoio. Muitas dessas pessoas saem sem ser alfabetizados, brigados com a família, sem local para morar e passam por diversos outros fatores que fazem com que elas voltem para a rua e o tratamento tenha sido em vão”, diz Tostes.

Segundo ele, o local tem como objetivo a reinserção do individuo na sociedade. “Trazemos o cidadão e damos moradia e comida. Aqui ele passar por um processo de ressocialização e os preparamos para um trabalho ou escola. Mas é importante ressaltar que eles não são obrigados, tudo tem que acontecer por vontade própria e no momento certo”, fala o presidente.

Cada membro da casa possui sua cama e um kit básico de higiene. “Agora também temos um quarto especialmente para mulheres. Estamos fazendo uma tapeceira e outras atividades para que eles ocupem a cabeça e tentem esquecer do vício”, conta.

Com leis rígidas, os integrantes da casa devem seguir os padrões para não desalinhar o processo de retorno à vida normal “Procuro por pessoas que possuam o desejo de mudar. Todos, de todas as idades, são bem-vindos. O trabalho funciona bem e o mais bonito é ver que eles próprios começam a se ajudar”.

Com a ajuda da Ong Resolvi Mudar, a Casa Apoio se mantem com doações de terceiros. Tostes diz que produtos de limpeza e higiene, café, açúcar e óleo estão entre os itens mais importantes sendo o que menos chegam até o local. As doações podem ser feitas pelo endereço Avenida Doutora Nadir Aguiar, 1.115, no Jardim Paiva, na Zona Oeste da cidade.

Atualmente, aproximadamente 13 pessoas moram na Casa Apoio. Cada um com uma história de vida diferente. “Estamos em um processo de oficialização com algumas coisas relacionadas à prefeitura. Conquistamos mais uma coisa. O NA (Narcóticos Anônimos) começou a fazer reuniões semanalmente na casa”, finaliza Ricardo.

Para conhecer o projeto acesse.


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: