Idosas do Lar dos Velhos recebem presentes de Natal em Ribeirão Preto
Mais do que presentes, idosas do Lar dos Velhos recebem carinho e ouvidos para escutarem suas histórias

Idosas do Lar dos Velhos recebem presentes de Natal em Ribeirão Preto

O local recebeu o Papai Noel na manhã deste sábado, 22

O Papai Noel esteve no Lar dos Velhos, que fica no Ipiranga, na Zona Oeste de Ribeirão Preto, para entregar os presentes das 39 idosas que vivem no local. Na manhã deste sábado, 22, as senhoras, que em alguns casos perderam o contato com a família, receberam demonstrações de carinho de padrinhos que resolveram presenteá-las.

Um dos voluntários que adotou uma idosa do local, exclusivo para mulheres, foi o supervisor de compras Diego Beltrame e a esposa Larissa, que participaram da ação pela primeira vez.

“Tocou muito o nosso coração. A gente tem de ajudar ao próximo. Sabemos que elas já foram tanto na vida, e isso que estamos fazendo agora é o mínimo que podemos. É uma sensação indescritível. O coração está transbordando”, explica Diego, que deu um presente para a dona Nirce, de 85 anos de idade, que vive há 10 anos no local.

Já a empresária Talita Silva Borges Furtado, que todos os anos leva os filhos e sobrinhos para exercerem a solidariedade, acredita que ações como essa são importantes para as crianças entenderem os valores do Natal e da vida, que vão muito além dos brinquedos que elas recebem do Papai Noel.

“O espírito de Natal é muito mais amor e solidariedade do que aquilo que eles ganham de presente. Por isso, faço questão de que as crianças estejam juntas para presenciarem, de perto, que existe muito sofrimento, muita pobreza, muita gente abandonada e que um pouquinho que nós fazemos pode trazer o bem para as pessoas”, afirma.

O Papai Noel do dia, o repórter cinematográfico André Ramachotte, conta que conheceu a ação em 2016, quando foi até o Lar dos Velhos e viu de perto o projeto. Depois, ele ficou sabendo das campanhas no Facebook para arrecadar presentes. Neste momento, resolveu tomar a iniciativa e correr atrás de parceiros para realizarem as doações dos presentes solicitados pelas idosas do Lar. “Não apenas um presente, mas o que elas querem”, diz.

“Todo ano tenho essa meta de correr atrás e trazer o presente que elas querem, porque, além do presente, é o carinho, o amor e a dedicação. Tem o pessoal do lar, mas elas se sentem sozinhas. Cada vez que vem alguém diferente, para elas é muito gratificante. E, para nós, é mais ainda”, completa Ramachotte.

É justamente de momentos de compartilhamento de tempo e de ouvidos para escutarem as idosas do Lar dos Velhos que a enfermeira-chefe da casa, Suelen Borelli, destaca como os mais importante nessas ações, que é trazer pessoas para conhecer o espaço e as mulheres que estão nele.

“Muitas delas precisam de atenção. Pois, algumas perderam o vínculo familiar e precisam de pessoas que ofereçam isso a elas. Mais do que a época do Natal, se fosse o ano todo, nossos portões estão abertos. Nós pedimos que se as pessoas quiserem visitar, podem vir. Vão ser muito bem recebidas, muito mais do que um presente físico, mais um carinho, uma atenção, um ouvido para escutar a história delas, é muito importante”, conclui a enfermeira.

Confira o vídeo da chegada do Papai Noel ao Lar dos Velhos:

 


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: