Influência digital é destaque entre as novas profissões
Digital Influencer é o termo do momento para quem angaria seguidores e forma opiniões na web

Influência digital é destaque entre as novas profissões

Influenciadores digitais e aspirantes à carreira contam sobre a rotina e investimentos necessários para alcançar o sucesso na internet

Eventos, coberturas, idas a salões de beleza, indicações de produtos e as famosas publicações em blogs e redes sociais são a essência entre as atividades de um Digital Influencer – pessoas influentes na internet. A nova profissão tem ganhado espaço entre crianças, jovens e adultos.

O termo Digital Influencer surgiu do inglês e logo se espalhou por todo mundo. Atualmente, milhares de internautas passaram a ganhar dinheiro com publicações no meio on-line e se tornaram celebridades para o público específico que o acompanha.

No Brasil, há influenciadores de destaque, como Hugo Gloss, Kéfera, Camila Coutinho e Thassia Naves, que se tornaram famosos pela ocupação. A melhor definição para esta profissão do mundo moderno é o número de postagens e a quantidade de seguidores que cada um reúne. Quanto maior forem os números, o público aumenta e os patrocínios ficam maiores.

Exercendo grande poder, esses novos profissionais da web são verdadeiros formadores virtuais de opinião. A mudança comportamental e de mentalidade de seus seguidores está em estratégias criadas pelos próprios influenciadores ou por marcas e equipes que os contratam. O processo é realizado de uma maneira que crie identificação com quem os acompanha.



Em Ribeirão Preto, Marcela Ferreira é uma das blogueiras com maior ascensão entre o público feminino. Atualmente ela faz parte do blog Universo de Saia, tanto em plataforma independente quanto no Portal Revide.

“No meu caso acredito que influenciar pessoas já seja uma característica minha pessoal, sempre fluiu de forma instintiva o poder que eu tenho de me comunicar de forma espontânea e muitas vezes persuasiva. Essa ideia de ser referência e inspiração para pessoas foi ganhando força, além de me proporcionar muito prazer. Assim, percebi que poderia usar isso a meu favor”, diz Marcela.

Segundo a jovem, neste ramo são necessários muitos investimentos. “As pessoas acham que um blog é apenas criar um site e começar a escrever sobre determinado assunto. Mas existe muita pesquisa, envolvimento e determinação. Os investimentos na maioria das vezes são com empresas de marketing que alavancam o publico”.

Marcela e sua sócia Melina explicam que blogs são como empresas: a maioria morre no primeiro ou segundo ano de vida. “As pessoas mudam, suas vontades mudam e muitas blogueiras desistem no meio do caminho. Ser blogueira, ou colunista, como prefiro ser chamada, é exercer um papel de muita importância perante a sociedade, afinal ter pessoas que se inspiram em você é uma tremenda responsabilidade”.

Oportunidade

Iris Dinardi viu nas redes sociais uma oportunidade de divulgar seu trabalho como atriz e jornalista. A partir disso, segundo ela, seus seguidores se fidelizaram e a acompanham em todas as publicações.

“Utilizo quase todas as redes sociais, pois facilitam muito a comunicação. Publico sobre teatro, produtos de beleza, maquiagens e dicas de promoções e descontos. Eu tento mostrar maneira para facilitar o público ao acesso à cultura. Dou dicas de peças teatrais, informo sobre novidades e lançamentos e até indico restaurantes e bares”.

Segundo Iris, o mais difícil é atingir novos seguidores. “A maior dificuldade é ganhar seguidores. A melhor forma para tentar fazer isso é usar as hashtags (palavras-chave). Desta forma, recebo solicitações de todos os Estados e até mesmo fora do País”.



Compromisso

Franc Sulzbach é jovem e usa as plataformas on-line para alcançar um público grande. “Se tornar um digital influencer é ter a sua personalidade exposta e seguida por milhares de pessoas, tornando um compromisso com os seguidores que se inspiram em você. O sonho começa quando o retorno vem, quando as pessoas começam a querer mais e mais, pedirem diversos conteúdos e mandarem mensagens carinhosas dando sempre motivação para continuar. É extremamente gratificante”.

Sulzbach diz que atualmente é youtuber e fala sobre conteúdos diversificados, como experiências, atualidades, paródias e assuntos voltados para o público teen, usando o humor para atrair de forma natural cada vez mais um retorno significativo.

“Pretendo crescer e ser reconhecido pelo meu trabalho. Hoje em dia nossa profissão ainda sofre muito preconceito, sendo menosprezada pelo fato de ganhar a vida apenas olhando para uma câmera sem sair de casa, sem saberem que se precisa de muito estudo e dedicação, tendo dor de cabeça como qualquer outra. Por ser do interior, se tornar uma pessoa conhecida e reconhecida parece ser impossível aos olhos de quem critica. O que nos cabe fazer é ignorar e sempre acreditar que temos potencial para vencer”.



Sonho

Com o avanço na busca por conteúdos na internet, Miguel Costa entrou para o mundo dos influentes na internet há cerca de dois anos. “No começo, eu só acompanhava tudo, e comecei a ficar apaixonado por tudo que rolava. Meus amigos viviam me dizendo que eu devia ter um canal no YouTube, e eu decidi fazer isso. Mas, para isso, as redes sociais são essenciais”.

O jovem diz que adoraria viver apenas desse meio. “Trabalhando com vídeos e futuramente, com uma produtora, voltada pra todo esse trabalho audiovisual e de social media, que fez com que eu me apaixonasse por esse trabalho. Me inspiro em muita gente, de vários tipos de conteúdo”.

Por fim, Costa fala que acredita que seu sonho seja mais trabalhoso do que imaginou. “Mas eu sabia que seria extremamente difícil. Ter qualidade e criatividade, hoje, não é mais um diferencial. Tem muito de marketing e sorte também. O importante é não desistir, porque fazendo bem feito, a gente consegue alcançar os objetivos!".


Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Compartilhar: