Isolamento domiciliar: dicas de como organizar a rotina com as crianças durante o período

Isolamento domiciliar: dicas de como organizar a rotina com as crianças durante o período

Veja as orientações da especialista Luiza Mendonça sobre a importância de manter horários e uma rotina

Para reduzir as chances de transmissão do novo coronavírus, o Ministério da Saúde aconselhou o isolamento domiciliar e a redução do contato social. Por conta disso, as escolas suspenderam aulas presenciais e a maioria dos escritórios aderiram o home office como prevenção.

Neste cenário, a população mais do que nunca precisa se organizar quanto às rotinas, principalmente das crianças. Para os adultos, pais e mães que continuam trabalhando é preciso adaptar os horários, estruturas e jornadas de trabalho, com novas formas de estudos e de relações humanas.

A especialista Luiza Mendonça, que é mãe, consultora educacional para famílias e escolas e criadora do AppGuardian – aplicativo de conexão entre pais e filhos que oferece ferramentas para auxiliar as famílias nas mudanças de hábitos digitais – diz que, para evitar situações de estresse, é importante reorganizar os horários da família.

“É importante, nesse momento, termos consciência que as rotinas diárias irão mudar e que precisaremos nos adaptar a elas e está tudo bem, isso faz parte do processo. Reorganizar os horários da família é muito importante para evitar situações de estresse, irritação e conflitos. Conversar de forma transparente com as crianças sobre a situação atual é uma maneira de fazê-los entender o que está acontecendo no mundo e porque o isolamento é necessário. E, claro, reavaliar horas de uso da internet com ajuda de aplicativos de controle parental, como o AppGuardian”, explica Luiza.

Abaixo, confira algumas dicas de como organizar a rotina durante este período:


1- Manter horário de estudo e rotina ao acordar:

Se a criança estuda no período da manhã, por exemplo, a orientação é para que continue acordando cedo, troque de roupa e vá estudar, por mais confortável que seja ficar de pijama o dia todo. Para o filho, pode parecer libertador no início, mas também pode se tornar problema caso ele não siga os próprios hábitos e se perca com facilidade entre suas próprias tarefas. Por isso, os pais devem ajudar seus filhos a manter o mesmo horário de estudos e acompanhar a grade recomendada das escolas.

2- Rever o restante da rotina diária junto com a criança:

As constantes interrupções são verdadeiras inimigas do trabalho e estudo em casa. No caso das crianças, as telas (celular, tablet e TV) podem ser as principais fontes de distração. Então, a recomendação é convidar o filho a fazer sugestões sobre a rotina ao celular e tablet, depois decidir o que irá ser feito e compartilhar as decisões junto com ele. No app AppGuardian, que ajuda pais a organizarem a rotina de uso de telas das crianças, as funcionalidades "Rotina de Uso" e "Tempo de Tela" podem ser ótimas ferramentas para fazer valer os combinados entre pais e filhos.

3- Para pais e mães que trabalham:

As mesmas dicas servem para quem fizer home office nos próximos dias. As notificações dos aplicativos, por exemplo, dependendo do trabalho, podem ficar desativadas. Assim, é possível manter a concentração com mais facilidade. Escolha alguns momentos do dia para ver o WhatsApp, ao invés de se distrair a cada mensagem que chega.


 


Foto: Pixabay

Compartilhar: