Jovem encanta pessoas com música clássica no Calçadão de Ribeirão Preto
Gabriel Santos veio para Ribeirão Preto em dezembro e, desde então, tocar no Calçadão da cidade virou rotina

Jovem encanta pessoas com música clássica no Calçadão de Ribeirão Preto

Com o violoncelo, Gabriel Santos leva ao Centro do município músicas que chamam a atenção de quem passa pelo local

Quem passa pelo calçadão de Ribeirão Preto com certeza já se deparou com um garoto bem vestido - de terno e gravata -, tocando um violão diferente, com um arco e apoiado no chão e pessoas em volta assistindo, ouvindo e fotografando. Este garoto é Gabriel Santos e o instrumento, na verdade, é um violoncelo. Santos nasceu em São José do Rio Preto e mora em Ribeirão desde dezembro. 

O instrumento clássico entrou em sua vida por acaso, quando ele tinha 12 anos, e foi atrás de aulas de bateria, pois gostava muito de rock 'n' roll. Na época, o jovem encontrou uma turma de percussão no projeto Guri, mas, por falta de vagas, se inscreveu nas aulas de violoncelo para garantir a fila. "Foi aí que me apaixonei pelo instrumento", diz. Nas aulas, os professores diziam brincando: "se nada der certo, peguem o instrumento e vão tocar no Calçadão da cidade". Santos gostou da ideia.

"Achei que, se feito da forma correta, poderia dar certo", comenta. Conheceu pessoas do meio, se inspirou em vídeos do YouTube e foi atrás dos equipamentos necessários e o repertório para transformar a vontade em realidade. "Me apresentei pela primeira vez no Calçadão de São José do Rio Preto, no dia 3 de Maio de 2017", relembra. Hoje, isso já é rotina.

Mas nem tudo são flores. Segundo Santos, um professor conservador não apoiava de forma alguma o trabalho e ele teve colegas, poucos, que também se afastaram. "Não consigo entender o motivo", ele diz. Não só por tocar na rua que Santos foi discriminado. "Algumas pessoas riam de mim porque eu preferia um violoncelo e não uma guitarra, por exemplo", coloca.

Atualmente, além de suas apresentações periódicas no calçadão, ele também toca em cerimonias e eventos, mas, por enquanto, não é seu foco. “Não é uma vontade ir atrás disso. Quero mais tempo para estudar”, diz. "Um dos meus fortes sonhos é dominar o instrumento com a instrução de um curso superior e, por fim, futuramente, poder criar um projeto de musicalização à jovens de comunidade", diz.

Santos quer viajar pelo Brasil e o mundo, conhecer lugares e culturas diferentes por meio da arte. "Devo tudo pela música. Firmei um compromisso com ela e farei de tudo para crescer essa cultura. Acredito que a música transforma vidas", conclui.


Fotos: Gustavo Ribeiro

Compartilhar: