Jovens gastam dinheiro em curto espaço de tempo

Jovens gastam dinheiro em curto espaço de tempo

Resultado aparece em pesquisa que mostra onde os adolescentes investem; Na maior parte dos casos, gastronomia é o principal destino das economias

Os jovens de hoje são tradicionalmente diferentes de uma época anterior. As pessoas mais independentes acabam por ter maior liberdade em suas compras e gastos. Entretanto, é importante haver um equilíbrio entre todas as contas.

E de acordo com um estudo feito pela Visa com adolescentes entre 13 a 18 anos, 83% dos jovens brasileiros dizem gastar todo seu dinheiro em um espaço curto de tempo.

Já em relação aos itens comprados pelos brasileiros, a pesquisa revelou que 74% dos entrevistados gasta seu dinheiro com comida, seja por necessidade ou por vontade. De todos, 33% gastam com materiais escolares, 47% gastam com transporte público, 37% com roupas, 29% em festas e 22% com telefone celular.

De todas as pessoas que participaram, 76% gastam o salário ou mesada no impulso, como o caso de Gabriela Couto, 19, que diz pensar em cortar alguns gastos todo mês, mas por conta da vontade não consegue. “Gasto muito com coisas que fazem parte do meu bem estar, no entanto, acabo me rendendo a algumas tentações”, conta.

Com trabalho certo e compromisso coerentes, a pesquisa aponta que 62% dos jovens e adolescentes já possui cartão de crédito.

Ana Carolina Granel, 18, conta que também gasta seu dinheiro com coisas descartáveis. “Minha renda tem grande parte destinada a rendas que faço como roupa, cabelo e balada. O que eu ressalto é que em tempos de crise hoje economizo uma boa parte, já que penso em emplacar em uma Universidade no próximo ano”, diz.  

Os pais possuem uma grande parcela nos cuidados que os menores de idade têm de ter ao realizar suas contas. É importante que haja um acompanhamento, como o caso do Igor Gonçalves que trabalha ao lado de seus familiares.

“Hoje já tenho 19 anos, mas desde que comecei a trabalhar com meus pais em nosso estabelecimento, tenho a ajuda deles para o controle dos gastos. Entretanto, por ter essa ajuda, minha responsabilidade se diminui”, pondera.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: