Mahamudra: modalidade que é um estilo de vida

Mahamudra: modalidade que é um estilo de vida

A técnica trabalha o corpo, a mente e o espírito

O Mahamudra é uma filosofia de vida, que busca nivelar e evoluir a saúde em seus três pilares: corpo, mente e espírito. A modalidade, praticada ao ar livre vem ganhando espaço no Brasil. A técnica foi criada na Índia no século XI, e chegou ao País em 2013, após o modelo internacional Cesar Curti ter tido contato com a cultura em sua ida à Ásia.

Em Ribeirão Preto, a filosofia chegou oficialmente em julho de 2015 e, atualmente, a prática reúne 80 adeptos na cidade. As aulas são ministradas no Parque Luís Carlos Raya, no Jardim Botânico. Porém, Wellington Konishi, um dos treinadores da técnica na cidade, afirma que o grupo não se limita a um único espaço. “Já realizamos aulas em praças, shoppings, lojas e empresas, podemos ministrar as aulas em qualquer lugar. Chamamos isso de autossuficiência, ou seja, precisamos apenas da vontade para fazer acontecer”, afirma.

A modalidade trabalha exercícios, técnicas de equilíbrio e respiração, força, resistência, explosão, foco e meditação. “Além dessas técnicas, o Mahamudra trabalha uma gama de modalidades e habilidades, como movimentação natural, artes marciais, calistenia, crossfit, yoga, entre outras”, aponta Konishi.

A aula tem duração de aproximadamente 70 minutos e é dividida em três partes - início, meio e final. “O início, também chamado de “Aquietamento da Mente”, traz o praticante ao momento presente, onde é iniciado também um leve aquecimento. Já o meio se aplica as modalidades físicas e as técnicas específicas, trabalhando o autoconhecimento e foco do aluno, e assim enfrentar os diversos desafios propostos pelos coaches. No final, é trabalhado o relaxamento e alongamento, em que os alunos ficam em círculo para mostrar ao corpo que a prática física acabou, sendo este o momento ideal para a aplicação de mentalizações, meditações e bate-papo entre os colegas”, explica.

Para Konishi, o objetivo do Mahamudra é incentivar o maior número de pessoas com suas técnicas, despertar o sentimento de humanidade na sociedade e mostrar que o coletivo é mais importante que o individualismo.

“Para nós da Mahamudra Brasil, o principal objetivo é auxiliar e ajudar o maior número de pessoas a realizarem seus sonhos e alcançarem suas metas pessoais, sejam elas corporais, profissionais, emocionais ou financeiras, resgatando a vontade de crescer e evoluir a cada dia e a cada prática, fazendo com que o aluno dê sempre o seu melhor, construindo, assim, sua melhor versão”, afirma.

Ele explica que as aulas são praticadas em grupos, porém também é oferecido o treinamento “Privillege Coaching”, em que os professores fazem atendimento individual. “Em um mundo que cada vez mais se torna egoísta e individualista, as aulas em grupos são fundamentais para a socialização entre os alunos, para o contato com uma nova realidade, o trabalho em equipe, a mudança de hábitos e atitudes, adaptabilidade a novos desafios, autoconfiança e bom humor”, comenta.

O professor esclarece que o Mahamudra pode ser praticado diariamente, porém, como em todas as outras práticas esportivas, é indicado que se procure um médico para checar se é aconselhada a prática diária. “O Mahamudra é sinônimo de hiperconsciência - quando o indivíduo alcança a camada mais profunda da consciência -, podendo ser praticada todos os dias, não se limitando apenas a exercícios físicos, mas também mentais, respiratórios e comportamentais. Porém, recomendamos que os iniciantes pratiquem de três a quatro vezes por semana, já os alunos intermediários e avançados conseguem praticar todos os dias, pois  a modalidade passa a fazer parte do seu estilo de vida”, diz.  

Para obter o resultado desejado é recomendado que a modalidade seja praticada em três vezes semanais. O valor da mensalidade é R$ 250,00, porém o preço pode variar de acordo com o plano escolhido. A grande novidade para este ano é que o Mahamudra Ribeirão terá assessoria de corrida Maha Runners. “A Corrida Maha Runners será focada em todos os tipos de corrida, seja ela de montanha, aventura, obstáculo, revezamento e ultra maratonas. Este projeto está sendo sucesso em São Paulo, e agora teremos aqui na cidade”, finaliza.

Os treinos são realizados de segunda, quarta e sexta-feira às 6h, 7h15, 18h e 19h15 e de terças, quintas e sextas às 19h30 e aos sábados às 7h30.

Praticante

A Consultora Previdenciária Samantha Declercq Borelli, 35 anos, pratica o Mahamudra  desde de julho de 2015, e continua notando a evolução a cada mês. Ela afirma que sempre buscou algo diferente, e só encontrou isso na modalidade. “Nunca me adaptei a rotina de uma academia. Queria algo que me completasse, que me tirasse da zona de conforto, que trabalhasse não só meu corpo, mas também minha alma, algo diferente. Almejava meu corpo, minha mente e espírito em harmonia, foi quando encontrei e me identifiquei com a filosofia de vida Mahamudra Brasil, e quando soube que estariam abrindo turmas aqui em Ribeirão Preto, decidi não perder a oportunidade de mudar totalmente meu estilo de vida”, diz.

Samantha explica que a mudança realmente nivelou e evoluiu sua mente, seu corpo e seu espírito. “Em minha mente, a positividade, a gratuidade, a concentração, a energia, a maneira de enxergar o outro, de respeitar e compreender as limitações e evoluções de cada um e a forma diferente de ver a vida se intensificaram”, explica.

A modalidade ajudou Samantha a perder 14kg em seis meses, melhorando sua saúde em 100%. “A resistência aumentou, as dores que eu sentia por estar no sobrepeso cessaram e minha saúde melhorou 101%”, comenta.

A consultora começou com 86kg e em dezembro de 2015 já havia chegado aos 72kg. “Ainda estou evoluindo, se você une bons profissionais como eu fiz, - os coachs Mahamudras e Nutricionista -, com muita dedicação, foco e disciplina você alcança os objetivos desejados”, afirma.

A aluna alerta que sem acompanhamento de profissionais especializados as coisas podem não dar certo. “Ficamos sem resistência, sem energia e podemos ter problemas ao praticar um exercício errado, eu quis fazer tudo certinho, para não ter o efeito sanfona e não me lesionar, e as mudanças estão aparecendo a cada dia”, aponta.

De acordo com Samantha seu espírito está renovado e equilibrado. “Me sinto viva com esse novo estilo de vida presente, estou aberta a novas oportunidades, a novos ensinamentos e tudo que passar em meu caminho”, finaliza.

 

Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: