“Mulheres na Literatura” é o tema de semana da leitura no Senac Ribeirão Preto
A ação ocorre de 22 a 27 de abril

“Mulheres na Literatura” é o tema de semana da leitura no Senac Ribeirão Preto

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina

Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac promove a 4ª Semana Senac de Leitura e a unidade de Ribeirão Preto é uma das participantes. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

Em Ribeirão, estão previstas atividades como contação de histórias, mesa-redonda, palestras, oficinas, workshop, apresentações musicais e a reconhecida Feira de Troca de Livros, que acontecerá durante todos os dias do evento para incentivar a leitura, fazer circular livros novos e usados e integrar as comunidades interna e externa.

Nessa atividade, os materiais que podem ser trocados são: livros de literatura em geral, literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto-juvenil e gibis, seguindo o critério de conservação e qualidade. O escambo será de livro por livro e gibi por gibi. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos, código civil e legislação e livros de informática.
 

Entre os destaques da programação está a palestra Literatura da Mulher Afro-brasileira, no dia 23 de abril, às 15h, no auditório do Senac. Conduzida por Maria Helena Ramos, artista plástica, militante do movimento negro e integrante do Conselho Municipal de Mulheres, o encontro será sobre o histórico da mulher afro-brasileira em diversas épocas da literatura nacional.

Já no dia 24 de abril, às 14h, ocorre a palestra Literatura Trans – um diálogo com Amara Moira. Travesti, feminista, escritora e professora, Amara conduzirá o bate-papo sobre os desafios e a sua militância no mundo da literatura trans. No mesmo dia haverá um workshop de contação de histórias ministrado em inglês e uma oficina de criação de histórias em quadrinho.

Para o dia 25 de abril, a unidade prepa uma palestra com o tema Distopias, Scifi, Literatura Fantástica: o protagonismo feminino, que será ministrada por Estela Maris Ferreira, bacharel em biblioteconomia e ciência da informação pela UFSCar e curadora de eventos geeks e nerds. O encontro falará sobre as principais autoras femininas da literatura fantástica, de terror e ficção científica.

A programação ainda tem outras atividades para os visitantes. Para conferir a lista completa e se inscrever, basta acessar o Portal da instituição. As vagas são limitadas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: