Nos 90 anos da Logosofia, praticantes explicam benefícios da doutrina

Nos 90 anos da Logosofia, praticantes explicam benefícios da doutrina

Em Ribeirão Preto, a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana estuda o tema desde os anos 80

No dia 11 de agosto, a Logosofia completa 90 anos. A doutrina foi criada em 1930 pelo educador argentino Carlos Bernardo González Pecotche e propõe uma evolução consciente do homem mediante o conhecimento de si mesmo.

Segundo os praticantes da Logosofia, ela se propõe auxiliar no domínio pleno dos elementos que constituem a existência de cada ser humano; o conhecimento do mundo mental.Em Ribeirão Preto, a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana se dedica ao estudo da logosofia desde 1982.

"A Logosofia conduz cada ser ao conhecimento de si mesmo, de sua vida interna, dos fatores que atuam em seu mundo mental e a realidade de seu próprio espírito. Habilita o homem para realizar sua evolução de forma consciente e ajudar a outros nessa mesma realização – é a possibilidade real de fazer o bem, porque se aprende a ser bom antes de tudo", explica Flávio Dias, um dos diretores da Fundação.

Nara Leite, a diretora da Fundação, explica que a Logosofia não tem vínculo com nenhuma religião. "O princípio da logosofia é deixar o crer e ir em busca do conhecimento. É o conhecimento de si mesmo que me liga como parte da Criação", comenta.

"Seu método tem, entre outros, um princípio, sem o qual não é possível evoluir de forma consciente: trocar o crer pelo saber. Ou seja, a opção é do estudante: de seguir com o que tinha antes ou valorizar o que pode conquistar com a Logosofia", acrescenta Dias.

Segundo Nara, o autoconhecimento proporcionado pela Logosofia é fundamental para atravessar momentos adversos, como o enfrentado atualmente, pela pandemia do novo coronavírus.

"A Logosofia nos auxilia a descobrir os nossos recursos internos para encararmos esses momentos. Como a capacidade de se adaptar, que é uma condição natural do ser humano, mas sempre a usamos", explica.

Dias explica que a doutrina conduz o praticante a mudar o mundo ao seu redor, partindo de uma mudança interior."As vidas e os lares dos milhares de logósofos espalhados pelo mundo representam um testemunho palpável de uma transformação moral positiva nunca antes vista. Vem trabalhando silenciosamente pela superação humana há 90 anos, entendendo que toda superação deve primeiramente partir do indivíduo para se expandir para a sociedade, e nunca ao contrário

A diretora conta que a Logosofia também é ensinada a jovens e crianças. Existem colégios com a pedagogia logosófica em outras cidades do país. Apesar Ribeirão Preto não possuir um colégio desses, a Fundação ribeirãopretana oferece grupos de estudos para os mais novos.

Em Ribeirão Preto

Segundo os diretores, o objetivo  da Fundação é a divulgação do conhecimento para que mais pessoas possam realizar esse processo de "evolução consciente". Em Ribeirão Preto, até antes da pandemia, as aulas e grupos de estudos eram feitos presencialmente. Porém, o grupo precisou se adaptar e divulgar os conteúdos pela internet. "Estamos fazendo lives, todas as quartas-feiras, com a  duração de 30 minutos. O objetivo é criarmos um curso online", disse Nara.

Na segunda-feira, 10, a Fundação Logosófica realizará uma transmissão ao vivo nas redes sociais com uma hora de duração, em comemoração aos 90 anos da doutrina. Para mais informações sobre a live ou para conhecer melhor a Logosofia, a Fundação possuí um canal no Youtube e uma página no Facebook


Foto: Divulgação

Compartilhar: