Novidade em Ribeirão Preto, ciclistas reforçam serviço de entrega por aplicativos
Prática já é comum nas principais capitais do país e ganha adeptos em Ribeirão Preto

Novidade em Ribeirão Preto, ciclistas reforçam serviço de entrega por aplicativos

Na cidade, são aproximadamente 20 profissionais que usam a bike como meio de locomoção sustentável

Uma novidade ganha cada vez mais adeptos em Ribeirão Preto: o serviço de entrega por aplicativos com a bicicleta como meio de locomoção. A maneira mais sustentável tem se tornado comum principalmente no Centro da cidade e na Zona Sul.

Diariamente, cerca de 20 entregadores têm circulado com as bikes para fazer entregas de comida. É o caso de Rodrigo Fernandes, de 30 anos. “Eu faço esse trabalho para me ajudar com a renda em casa. Ando com capacete e uma bicicleta motorizada para ajudar durante as subidas. Atuo desde janeiro e acaba que faço exercícios físicos durante o trabalho. Todo mundo ganha”, disse o rapaz.

Edmárcio Oliveira, de 43 anos, é um dos principais ciclistas deste ramo na cidade. Apaixonado pelo ciclismo, ele recebe diversos chamados ao longo do dia na região central de Ribeirão. “Prefiro entregar de bike, pois  amo pedalar. Antes de começar neste trabalho, eu já pedalava 24 quilômetros por dia e agora faço o mesmo, mas ganhando dinheiro."

Para ele, o trânsito na cidade é algo negativo e precisa ser levado em consideração. “Nós ciclistas não conseguimos andar no lado direito que seria o ideal, pois há a faixa de ônibus. Entretanto, bicicleta  é considerada veículo e por isso recebemos muitas reclamações de motoristas. Sem contar a quantidade de buracos que existem nas ruas”, contou Oliveira.

Um grupo dos ciclistas entregadores foi criado em um aplicativo de mensagens para a comunicação diária entre os profissionais. Administrador, Max Junior Monteiro Amâncio da Silva, de 19 anos, aderiu ao trabalho ainda na fase de testes. “Sempre quis trabalhar com o que gosto, porém, nunca tinha pensado que seria possível fazer entregas com bicicletas. No meio do ano passado eu soube de um aplicativo que entregava essa oportunidade sem custos ou registros, fiz o cadastro e aguardei a chegada dele na cidade (Rappi) e algum tempo depois, a Uber anunciou sua concorrência com o app Uber eats. E a opção para bicicletas veio não apenas como oportunidade de renda extra como também como forma de treino e exercícios diários”, disse Max.

Atualmente, os ciclistas realizam de uma a cinco entregas no período das 11h às 23h. Os profissionais dizem que o serviço ainda está em expansão, e que é preciso aumentar a prioridade para as entregas de bikes, principalmente em curtas distâncias. O Portal Revide procurou as empresas que prestam o serviço na cidade, mas elas não quiseram se pronunciar sobre a participação dos ciclistas nas entregas da cidade. 

Max, Edmárcio e Rodrigo são entregadores profissionais em Ribeirão Preto

Os ciclistas dizem que Ribeirão Preto é uma cidade com várias subidas e decidas. Para eles, isso dificulta um pouco quando o assunto é se fazer uma entrega rápida, mas isso não quer dizer que em atrasar seus pedidos, pelo contrario a agilidade e vantagens de uma bicicleta ajudam muito no tempo de entrega. “Esse treino todos os dias sem incluir o percurso de ida e volta para o local de espera de pedidos, é uma atividade maravilhosa e até mesmo leve para alguém que gosta de andar de bicicleta. É claro que é sim cansativo, mas com toda certeza é gratificante. Na prática acaba por fazermos 60 quilômetros por dia de trabalho e até mais dependendo dos períodos que o ciclista optar por fazer. Tem coisa melhor do que treinar e praticar seu esporte favorito, além de ganhar por isso?”, conclui o Silva.

 


Foto: Divulgação e Pedro Gomes

Compartilhar: