Nutricionista dá dicas sobre boa alimentação no dia do Enem
Nutricionista da dicas sobre boa alimentação no dia do Enem

Nutricionista dá dicas sobre boa alimentação no dia do Enem

As opções podem favorecer os candidatos durante as provas, que acontecerão neste final de semana

A nutricionista e blogueira da Revide, Milene Ferronato, dá dicas sobre a alimentação durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As opções podem favorecer o candidato na hora da prova, que será dividido em dois dias, realizado neste final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.

"Boa alimentação é essencial durante o vestibular", afirma nutricionistaDe acordo com a especialista, é importante não ingerir alimentos que não façam parte de sua rotina nos dias de prova. “A alimentação pode melhorar seu desempenho nas provas aumentando concentração, memória e maior disposição física”, destaca.
 
Ela destaca ainda a importância de seguir um cardápio. “Distribua melhor as refeições ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e se necessário lanche da noite. O ideal é comer de três em três horas para evitar a queda da taxa de glicose, o que causa sonolência e dificuldade de raciocínio”, diz

Outra dica dada pela nutricionista é em relação às refeições fora de casa, que, segundo ela, devem ser evitadas. "Faça substituição adequada. Por exemplo: sanduiches de pão francês com queijos e presunto por pães integrais com pasta de frango com cenoura ou queijo magro com alface, rúcula, tomate, acompanhado por um suco natural de frutas", completa.

No período entre o almoço e o término da prova ela recomenda dois pequenos lanches e hidratação com água e/ou água de coco. “Não deixe sua energia diminuir. A cada 2h30 faça seu lanche, lembrando que é importante tomar bastante água tanto na semana quanto no dia das provas. A falta de hidratação do organismo aumenta o estresse e prejudica a função gastrointestinal”, finaliza.

Confira opções de alimentação

Opção 1 
1 Bananada sem açúcar
1 Barra de gergelim
1 Fruta fresca (maçã/pera/nectarina/banana)
3 unidades  de Castanha do Pará

Opção 2 
1 unidade média  de Pão de queijo
1 unidade de Barra de castanhas ( preferência sem açúcar e sem adoçante )

Alimentos que devem ser evitados

Alimentos ricos em açúcar como doces, bolachas e chocolates podem não manter reserva energética durante a prova. As massas também são de digestão muito rápida e perdem energia rápido.

“Evitar a sonolência após a refeição é fundamental. Alimentos gordurosos dão mais trabalho para digestão e estão proibidos para esses dias”, ressalta a nutricionista.

Prova

Equilibrar o tempo entre as provas objetivas e a redação e começar pelas matérias em que o estudante tem mais facilidade são algumas dicas de professores.

A redação é aplicada no segundo dia de prova do Enem. De acordo com a habilidade que tenha para a escrita, o estudante precisa planejar o tempo gasto entre as provas objetivas e a de redação.

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