Oficina da USP Ribeirão promove o fortalecimento da memória em idosos
Durante atividades, os idosos recebem estímulos auditivos, visuais e táteis

Oficina da USP Ribeirão promove o fortalecimento da memória em idosos

Idosos recebem atividades por aplicativo de mensagens e vídeos com dicas para treinar a memória

Alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promovem oficinas para idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas na zona Oeste de Ribeirão Preto para estimular o funcionamento cerebral e a memória.

Os encontros acontecem há 10 anos, mas deixaram de ser presenciais por causa da pandemia. Portanto, os idosos participantes recebem atividades individualmente por aplicativo de mensagens e vídeos com dicas para continuar treinando a memória.

“Inicialmente, realizamos um relaxamento seguido de treinamento de memória de curto prazo. Durante as atividades, eles recebem estímulos auditivos, visuais e táteis e são levados a usar estratégias de memorização. Esses estímulos são aumentados em quantidade e complexidade”, conta a professora da FMRP e supervisora da oficina, Tatiane Martins Jorge.

Além disso, os participantes têm a oportunidade de se aproximar dos colegas e fortalecer vínculos, aumentando sua rede de apoio. As trocas de experiências e reflexões são exploradas nas atividades durante as oficinas em ações temáticas diversas.

“Com essas atividades estamos estimulando a memória, que é fazer com que as conexões entre os neurônios ou células nervosas do cérebro sejam ativadas e fortalecidas. Sempre que eu aprendo algo novo ou experimento um desafio, permito que meu cérebro forme novas e mais fortes conexões”, explica Tatiane.

*Com informações do Jornal da USP.


Foto: Pixabay

Compartilhar: