ONG cria jogo para ensinar as crianças a se prevenirem de acidentes
Jogo, de caráter educativo, é destinado às crianças

ONG cria jogo para ensinar as crianças a se prevenirem de acidentes

Game foi lançado em comemoração ao Dia nacional de Prevenção de Acidentes do público infantil, que são a principal causa de mortes de crianças de um a 14 anos no País

A ONG Criança Segura, dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, lançou na quarta-feira, 30, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com crianças, o “Game Criança Segura”, jogo destinado ao público infantil, com o objetivo de disseminar a cultura de cuidado e precaução de incidentes envolvendo os pequenos por meio da brincadeira.
No jogo, que é gratuito, a criança pode escolher o avatar com quem mais se identifica O jogo, que é gratuito e está disponível no site da instituição, trabalha com as crianças por meio de alguns capítulos curtos, em que são apresentadas situações nas quais os pequenos aprendem a identificar os perigos em ambientes domésticos ou no trânsito e dá dicas de como evitar possíveis acidentes. O game pode ser usado pelos pais ou educadores que queiram trabalhar o tema.
Local em que a criança irá escolher o tema que será tratado na jogada

“No jogo, nós nos preocupamos em trabalhar todas as principais causas de acidentes com crianças, como queda, intoxicação, sufocação, afogamento etc. Dessa forma, esperamos contribuir com o desenvolvimento da autonomia de meninos e meninas, com uma linguagem direcionada para esse público e muita ludicidade”, explica Carla Lerner, responsável da Criança Segura pela área de Mobilização da organização e pelo desenvolvimento do jogo.

Em breve, um aplicativo desse jogo também poderá ser baixado gratuitamente pelos usuários de iOS, Android e Windows Phone.  

Acidentes

Segundo dados fornecidos pela ONG, a partir do Datasus – plataforma de dados do Ministério da Saúde –, atualmente acidentes são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas por acidentes de trânsito, afogamento, sufocação, intoxicações, queimaduras, armas de fogo, quedas e outros.

Criança Segura

A ONG Criança Segura atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.  Para cumprir sua missão, a instituição desenvolve ações por meio de divulgação de informações, mudança de comportamento e no ambiente e implantação de políticas públicas.  

 


Foto: Reprodução Site

Compartilhar: