Órgãos municipais realizam ação social em Ribeirão Preto
O Daerp, a Guarda Civil Municipal, a Infraestrutura, entre outros órgãos apoiam a ação.

Órgãos municipais realizam ação social em Ribeirão Preto

O Semas prestará, neste domingo, 5, ajuda a pessoas em situação de rua, na praça Francisco Schmidt

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), fará neste domingo, dia 5 de novembro, das 8h às 12h, uma ação na praça Francisco Schmidt (ao lado da UBDS central), com pessoas em situação de rua daquela região de Ribeirão Preto. O Daerp, a Guarda Civil Municipal, a Infraestrutura, entre outros órgãos apoiam a ação.

O Instituto Limites, que realiza a abordagem diária destas pessoas, estará junto com toda a equipe da Semas fazendo o trabalho de reconhecimento das pessoas em situação de rua no município. A cidade tem hoje mais de 1000 pessoas morando na rua, conforme dados de serviço de abordagem especializado.

Segundo Marlene Domingues dos Santos, diretora do Departamento de Proteção Social Especial, o núcleo possui uma rede de atendimento socioassistencial voltado à população em situação de rua. “Atuamos na criação de políticas públicas em concordância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, esclarece.

“Com este evento teremos condições de mapear a rede de serviços voltados a este público específico para que de forma organizada os usuários possam ser melhores atendidos pelo serviço público e pelo terceiro setor, como as Organizações Sociais Civis que nos apoiam, e também estão sensibilizados para o atendimento deste segmento”, garante a diretora.

Trabalhos

Atualmente, os serviços oferecem encaminhamento para conferência de documentos pessoais, orientação em problemas judiciais, capacitação profissional, acesso à saúde, rede de estímulo à geração de renda, e atividades de lazer e cultura, visando à reinserção social da população em situação de rua.

A ação de domingo também tem como objetivo promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.

Os interessados em colaborar com esta grande ação podem ligar para o telefone (16) 3611-6000, pelo ramal 6021. Quem tiver denuncias deve ligar para o serviço 0800 77 3061 (Fale Assistência Social). E-mails podem ser enviados para [email protected]


Foto: Divulgação

Compartilhar: