Orgulho nerd

Orgulho nerd

Ribeirãopretanos falam sobre sua relação com o Dia do Orgulho Nerd, celebrado no dia 25 de maio

No dia 25 de maio foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd. A origem da data está relacionada a uma reunião de fatores, como a data da estreia dos filmes da franquia de Star Wars, em 1977. Outro motivo tem origem na série de livros “O guia do Mochileiro das Galáxias”, a data representa uma homenagem ao escritor Douglas Adams que faleceu na mesma época. Por isso, o Dia do Orgulho Nerd é conhecido como o Dia da Toalha também em referência aos livros de Adams, no qual a toalha é um acessório indispensável para um mochileiro interestelar. 


A cultura nerd envolve as preferências por filmes, histórias em quadrinhos (HQs) e livros que variam de ficção científica à fantasia medieval. O servidor Fábio Rodrigo Rodrigues conta que, quando era criança, começou a ler suas primeiras revistas de heróis e pegou tomou gosto pelo tema. A paixão foi tanta, que ele se tornou um colecionador diferentes tipos de HQs e de action figures, os “bonecos” – apesar de muitos nerds não gostarem dessa definição. “Quando comecei a coleção, não sabia que era um ciclo sem fim. Quando vi, já tinha todas as versões da Sociedade da Justiça, Liga da Justiça e Titãs, além de vários Vingadores e X-Men”, relata Rodrigues. O colecionador comemora essa data tão importante para a comunidade e comenta que a cultura nerd cresceu muito no Brasil. Cada vez mais as convenções direcionadas a esse público foram ocupando os calendários de eventos por diversas cidades do país, inclusive Ribeirão Preto. “O legal do Dia do Orgulho Nerd é a sensação de que vencemos. Pois o que antes era tido como motivo de piada, hoje parece estar abrangendo grande parte da sociedade”, destaca. 

Já o professor de história Gustavo Bueno foi introduzido nesse universo por outro lado: os videogames e jogos de tabuleiro. Desde criança começou a jogar jogos de RPG e também a ler sagas famosas, como o Senhor dos Anéis. “Fui criança nos anos 80 e adolescente nos anos 90, em uma época em que essas coisas não eram moda, até sofria um certo preconceito”, lembra Bueno. Com uma coleção de livros e jogos de RPG, Bueno se juntou a um sócio e abriu uma luderia, um espaço no qual as pessoas podem ir para se divertir com jogos de tabuleiro, card games e RPG.  Para ele, a data é um simbolo importante para todos que se consideram nerds. “É muito legal você perceber que essa cultura que era underground hoje já é diferente. Dominamos o mundo”, comemora o professor. 

O estudante de farmácia Guilherme Meneguedes representa outra geração da cultura nerd. Ele foi introduzido nesse universo por meio do filme do Homem-Aranha, no início dos anos 2000. Uma vez inserido nesse mundo, o jovem foi atraído cada vez mais por sagas como Star Wars e Harry Potter. “Ganhei uma fita cassete de Harry Potter e foi uma paixão muito grande na minha vida”, lembra o estudante. Mesmo com a cultura nerd se fortalecendo ao longo dos anos 2000, Guilherme ainda teve que lidar com o bullying. “Confesso que já sofri bullying na infância por ser nerd e fora de um padrão, mas hoje isso já mudou tanto e isso é gratificante” pontua o jovem. Para ele, ser nerd é mais do que um hobby, é um estilo de vida que impactou na sua personalidade. 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 

A Biblioteca Sinhá Junqueira preparou uma programação especial na segunda quinzena de maio para os fãs de tecnologia, games, HQs, mangás, livros, filmes, séries, músicas e animes. Serão 15 dias com atividades voltadas para o universo nerd e geek. As atividades englobam a exibições de filmes, campeonatos do jogo de dança, apresentação em grupo ou individual de coreografias k-pop, Boardgames e RPG, desfile de cosplay e muito mais. “Gostamos de tornar a biblioteca um espaço que reúna os diversos temas das mais variadas formas”, comenta o coordenador da programação e do acervo, Adonai Takeshi Ishimoto.

Compartilhar: