Por meio da fotografia, projeto leva reflexão para equipe e pacientes de hospital de Ribeirão Preto
A ação foi realizada entre os dias 14 e 25 de outubro

Por meio da fotografia, projeto leva reflexão para equipe e pacientes de hospital de Ribeirão Preto

Os participantes aprenderem algumas técnicas e criaram uma foto e legenda que expressasse mensagem sobre o que é cuidar

Durante o mês de outubro, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto recebeu uma campanha que buscou levar reflexão para equipes de saúde, pacientes e acompanhantes sobre o que é cuidar. O projeto "Humanizando Relações" chegou com a proposta de levar a fotografia como um instrumento de expressão cultural.

Os participantes aprenderam algumas técnicas e, usando o aplicativo de celular Camino, criaram uma foto e legenda que expressasse sua mensagem sobre o tema. De acordo com o hospital, foi um momento de muita reflexão, no qual os participantes andaram pelos espaços que frequentam todos os dias, porém, observando tudo com outros olhos, mais atentos.

O projeto Humanizando Relações chegou com a proposta de levar a fotografia como um instrumento de expressão cultural

A técnica de enfermagem Liliane Mendes, que participou de uma das edições do projeto, ficou entusiasmada com a ação. “Quando vamos tirar uma foto com o paciente para o projeto, a gente para, olha e pensa em uma frase para colocar na legenda. Então, é o momento de refletir sobre o meu próprio trabalho e o que é o cuidar para mim. Cheguei em casa mostrando a foto que tirei para meu marido e meu filho, toda feliz”, disse.

Após realizadas, as fotografias e legendas criadas pelos participantes se tornam exposições nos corredores dos hospitais. Além de ser um projeto voltado para a reflexão, essa também acaba sendo uma oportunidade de a equipe de saúde conhecer mais profundamente seus colegas de trabalho ao observar os produtos criados e os sentimentos por trás de cada fotografia.


Foto: Divulgação

Compartilhar: