Procurar empregos nas redes sociais exige cuidado e atenção
Os pretendentes a vagas de trabalho disponíveis em classificados da internet precisam estar atentos às armadilhas das redes.

Procurar empregos nas redes sociais exige cuidado e atenção

Jovem de 19 anos relata ter sido vítima em grupo no Facebook; Psicóloga explica como diferenciar anúncios confiáveis de propostas fraudulentas

A internet pode ser uma grande aliada na hora de procurar por uma vaga de emprego, principalmente nas redes sociais, onde a prática é cada vez mais comum entre as empresas, que também buscam por novos colaboradores. No entanto, os pretendentes a vagas de trabalho disponibilizados em classificados da internet precisam ficar atentos a alguns detalhes para não cairem em armadilhas.

A psicóloga organizacional Carla Caetano conta que alguns cuidados devem ser tomados pelos candidatos.  “Um deles é buscar referências da empresa ou agência que está divulgando a vaga, com pessoas que já tenham enviado seu currículo, participado de processos seletivos e até mesmo que tenham sido contratadas”, destaca.

Ela comenta ainda que também é preciso desconfiar de empresas que cobram taxas abusivas para cadastro de currículo e participação de provas ou testes. "Salários desproporcionais para os cargos anunciados também geram desconfianças", completa.

Grupos de redes sociais

Além da rapidez oferecida pela internet, as redes sociais permitiram às pessoas encontrar vagas de empregos de todos os tipos e gostos, mas com isso, alguns transtornos podem aparecer.

A jovem de 19 anos, Tainá Capeci, passou por uma situação complicada. Ela publicou em um grupo de vagas de empregos no Facebook a sua angústia para encontrar um trabalho. Após sua publicação, várias pessoas entraram em contato com ela por meio de mensagens inbox, porém as ofertas não eram nada confiáveis. “As pessoas começaram a agir de má fé, e aproveitaram a situação para realizar propostas com segundas intenções”, conta.

Tainá comenta que um dos suspeitos disse a ela que não poderia falar por telefone qual era a vaga de emprego e gostaria de encontrá-la em um shopping. “Isso meu deixa preocupada, pois sei que são propostas fraudulentas”, frisa.

Como diferenciar

Carla Caetano explica ainda como as pessoas podem diferenciar um anúncio de emprego confiável de um fraudulento. “Anúncio confiável informa cargo, horário de trabalho, nome da empresa ou ramo de atuação, os benefícios e não cobra taxas para cadastro do currículo. Já os anúncios que não são confiáveis, geralmente trazem informações vagas, sem clareza sobre a função a ser desenvolvida e o salário ofertado é fora da realidade do mercado”, reforça.


Foto: Marcos Santos

Compartilhar: