Projeto Nós oferece ajuda para vítimas de relacionamentos abusivos

Projeto Nós oferece ajuda para vítimas de relacionamentos abusivos

Mulheres que sofrem ou já sofreram com o problema recebem apoio e participam de terapia em grupo

Criado para auxiliar mulheres vítimas de relacionamentos abusivos, o Projeto Nós, idealizado pela psicóloga Thayssa Abari, oferece vagas em grupos de terapia para aquelas que queiram expor suas experiências e também precisem de apoio para enfrentar o problema. “O grupo tem como principais objetivos identificar relacionamentos abusivos, prestar apoio a mulheres que necessitam e fornecer um local que possibilite a verbalização sobre o problema. Além disso, visa resgatar o amor próprio, autoestima e trabalhar com a autoimagem da mulher”, explica Thayssa.

Segundo Thayssa, a agressão física não é a única forma de abuso. Um relacionamento abusivo é caracterizado por uma relação onde um dos parceiros possui maior poder e exerce controle sobre o outro. “A  falta de informação pode confundir muita gente, o que leva as pessoas a normalizarem outras características do relacionamento abusivo. O abuso pode ser físico, psicológico e também sexual. Pode haver uma combinação de todos eles, ou apenas um, o que já é considerado abusivo”, afirma a psicóloga.

Thayssa explica que o projeto é um espaço para mulheres de qualquer idade, classe social, etnia e orientação sexual, que tenham sido vítimas de relacionamento abusivo ou que ainda estejam passando por essa situação. “São mulheres unidas com um problema em comum, em que a vítima pode falar, ser ouvida, acolhida e perceber que não está sozinha”, diz.

De acordo com a psicóloga, os grupos terão encontros semanais, com duração de uma hora, com, no máximo, seis "Uma relação abusiva é destrutiva, controladora, causa insegurança, medo, podendo acarretar transtornos psicológicos como depressão e transtorno de ansiedade", afirma Thayssa. participantes em cada. Haverá um planejamento sobre os assuntos que deverão ser tratados, mas caso haja necessidade, os temas poderão ser trocados no dia da reunião. “Ele acontecerá de acordo com as necessidades do grupo. Se, em um dia, uma paciente está precisando tratar sobre um tema específico, a atividade do dia pode ser adaptada para esse tema”, conta Thayssa.

As ações do Projeto Nós envolverão dinâmicas de grupo, atividades individuais, em dupla, reflexões, análise de músicas, filmes, todas voltadas para o tema do relacionamento abusivo e outros assuntos que ele pode englobar. “No planejamento das atividades, o Projeto Nós também conta com palestra de advogada e assistente social, para passar informações sobre assuntos legais”, afirma idealizadora.

O primeiro grupo está previsto para o dia 13 de abril, as inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail [email protected]. A partir do interesse da mulher em participar, informações sobre horário, local e valor serão enviadas juntamente com a ficha de inscrição para ser preenchida.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: