Projeto realizado por estudantes proporciona solidariedade e cidadania
Projeto realizado por estudantes proporciona solidariedade e cidadania

Projeto realizado por estudantes proporciona solidariedade e cidadania

A próxima ação do "Ser Vida" é nesta quarta, 5, às 14h, na Sociedade Beneficente “Vinte e Cinco de Dezembro”

Há 14 anos, o “Projeto Ser Vida”, realizado por estudantes do colégio Ateneu Barão de Mauá, tem como objetivo cooperar para o fortalecimento de instituições filantrópicas e comunidades carentes. A próxima ação acontecerá nesta quarta-feira, 5, às 14h, na Sociedade Beneficente “Vinte e Cinco de Dezembro”.

Para a aluna Júlia Correa, é incrível participar de um projeto como este. “Percebi que praticar o bem ao próximo é fazer algo bom para nós mesmos, porque é gratificante contribuir para a felicidade de alguém”, comenta.

A estudante Beatriz Brunini está no Ser Vida há dois anos e concorda com a opinião da colega. “Eu gosto de participar, pois encontramos uma realidade diferente da nossa e ter a oportunidade de ajudar alguém é muito bom”, disse.

O projeto nasceu durante uma atividade sobre síndromes cromossômicas proposta pela professora de Biologia e Química, Marta Fiori. Após alguns conhecimentos sobre o assunto, os alunos sentiram o desejo de verificar como era a vida de pessoas com necessidades especiais, por meio de visitas em algumas instituições.

Segundo a diretora do colégio, professora Vera Carlotti, os estudantes sensibilizaram-se ao observar as dificuldades enfrentadas pelas entidades. “O Ser Vida visa estimular, nos alunos e famílias, a solidariedade como condição de cidadania. Acreditamos que, juntos, poderemos aliviar o sofrimento de muitos, e transformar, de alguma maneira, as suas vidas”, afirma.

Desde a criação do projeto, os alunos já organizaram diversas ações, que beneficiaram crianças, jovens e idosos, entre elas: campanhas de arrecadações de alimentos, leite, produtos de higiene pessoal, além do Outubro Rosa, em que doaram lenços para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

No último mês, os participantes do Projeto Ser Vida realizaram uma campanha que proporcionará uma Páscoa mais feliz para as crianças da Sociedade Beneficente “Vinte e Cinco de Dezembro”, pois arrecadaram alimentos não perecíveis e ovos de chocolate.


Foto: Divulgação

Compartilhar: