Projeto social abriga pessoas em situação de rua e oferece nova oportunidade de vida
Os acolhidos começam a desenvolver serviços no local até retomarem seu contato com o mercado de trabalho

Projeto social abriga pessoas em situação de rua e oferece nova oportunidade de vida

O Solar Fides mantém uma chácara, em Ribeirão Preto, onde os abrigados trabalham em uma horta e criam galinhas caipiras

O projeto social Solar Fides, em Ribeirão Preto, vem realizando um trabalho diferenciado com pessoas em situação de rua no município. Desde 2015, a ONG abriga e oferece uma nova oportunidade de mudança para esses indivíduos. A iniciativa conta com uma equipe formada por assistente social, psicóloga, coordenador administrativo, auxiliar de coordenação, além de voluntários que exercem funções variadas.

O Solar tem como metodologia abrigar, no máximo, 12 pessoas. Atualmente, o projeto mantém uma chácara no Ribeirão Verde, na qual moram três pessoas que não possuem condições de retornarem para casas. Nesse local, os abrigados trabalham em uma horta e criam galinhas caipiras.

A triagem para a entrada no Solar Fides ocorre toda quarta-feira, das 7h às 10h, na Igreja Cristã Zona Sul. No local, a assistente social avalia os interessados em ingressar na casa, e define quem tem o perfil do projeto. De acordo com Samuel Ferreira da Silva, presidente e fundador do Solar, a rotina de quem é acolhido é bem simples.

"Nos primeiros meses, os trabalhos desenvolvidos são de manutenção no local. A partir do final do segundo mês, nossos acolhidos começam a prestar serviços voluntários em empresas parceiras, a fim de retomarem seu contato com o mercado de trabalho", explica.

No Solar, os moradores tem uma vivência familiar, com o objetivo de prepará-los para voltarem para suas casas. Silva reforça a importância desse projeto, vide que o número de moradores de rua cresce a cada ano.

"O Solar Fides é imprescindível para a cidade, pois oferece um acolhimento digno, completo e com vistas metodológicas destinadas à reinserção social completa do cidadão de rua", informa o fundador.

Futuro

O objetivo do projeto é abrir seis casas em Ribeirão Preto, sendo quatro voltadas para homens– uma vez que a população de rua é majoritariamente masculina –, uma feminina e uma para menores. No futuro, a ação pretende tornar-se uma política pública, exportada para todo o país.

Quem tiver interesse e quiser ajudar, o Solar aceita doações de alimentos, eletrodomésticos, móveis e roupas. Para isso, basta entrar em contato com pelo telefone 3877-0501, na parte da manhã, e agendar uma entrevista. 


Foto: divulgação

Compartilhar: