Radicada em Ribeirão Preto, jovem indígena discursa na ONU pelo meio ambiente

Radicada em Ribeirão Preto, jovem indígena discursa na ONU pelo meio ambiente

Natural do povo Xakriabá, em Minas Gerais, Artemisa sonha em se formar em Psicologia para ajudar a própria etnia

Residente em Ribeirão Preto desde fevereiro de 2016, a jovem indígena Artemisa, de 19 anos, teve a oportunidadeo de representar a cidade e todo Brasil, com discursos nos Estados Unidos, para senadores norte-americanos e na Organização das Nações Unidas (ONU).

A índia luta em defesa do meio ambiente desde os sete anos de idade, quando já ajudava o seu povo, os Xakriabá, na luta em prol do reflorestamento das nascentes. A aldeia fica próximo ao município de São João das Missões, no Estado de Minas Gerais.

“Atualmente, eu estou estudando e fazendo cursinho pré-vestibular para entrar na Universidade. Por isso moro em Ribeirão Preto com minha mãe. O convite para falar na ONU foi uma coisa inesperada. Participei da primeira marcha das mulheres indígenas, no mês de agosto em Brasília (DF) e a partir disso, eu recebi o convite”, conta Artemisa.

A jovem tem o costume de se expressar pela música e compôs temas que utiliza nas marchas sobre a trajetória e os direitos das mulheres indígenas. “Eu fiz uma música que representava nossa luta pelo meio ambiente e a partir disso, ganhei um pouco mais de destaque”.

Artemisa esteve entre os norte-americanos nesse mês de setembro. O primeiro discurso foi em Washington nos dias 16 e 17 de setembro. Lá, foram entregues as cartas com reivindicações e objetivos para alguns senadores. Na quarta-feira, dia 18, ela viajou para Nova Iorque. “Em seguida, na quinta-feira, dia 19, eu tive uma conversa na ONU, com algumas participações e conferencias de reuniões. Eu pude discursar para imprensa nacional e minha fala apareceu em todo planeta. Na sexta-feira, dia 20, nós participamos da marcha da cúpula do clima”.

A índia conta que ficou motivada com toda repercussão e oportunidade de falar sobre o que defende. “Foi algo que me incentivou, não só a mim, mas todos os jovens, já que estávamos nos unindo por um só objetivo. Meu objetivo é de que essa luta seja ganha em valorização ao meio ambiente. Estamos otimistas para ter um futuro bom, já que o de agora está ruim”.

Na luta por um planeta mais puro, ela explica que pretende retornar para o seu povo. “Eu quero me formar em Psicologia e voltar para a aldeia. Lá, o índice de suicídio é muito grande. Então, eu quero poder ajudar essas pessoas que estão passando por esses momentos difíceis dentro no meu território”, conclui Artemisa.

Artemisa discursou para todo planeta

 

 


Foto: Luan Porto e Divulgação

Compartilhar: