Ribeirão Preto estende medidas de acolhimento durante o frio
Fale Assistência Social (FAS) recebeu 50 denúncias durante o primeiro dia e noite de baixas temperaturas

Ribeirão Preto estende medidas de acolhimento durante o frio

Centro POP passa a funcionar até as 19h para acolher por mais tempo pessoas em situação de rua no município

Com a frente fria presente em Ribeirão Preto, a Secretaria de Assistência Social irá estender até a próxima semana o protocolo de baixas temperaturas para atender moradores em situação de rua. Durante os dias frios, todos que procurarem os serviços ou forem encaminhados pelo Serviço de Atendimento Especializado em Abordagem Social (SEAS) serão acolhidos.

A partir desta quinta-feira, 19, o horário de atendimento no Centro POP, das 8h às 17h, será estendido para às 19h, acolhendo por maior tempo possível as pessoas em situação de rua que já estiverem no local ou que desejam ir até o equipamento.

Além da alteração de horário, será também oferecido caldo quente e transporte do Centro POP até as Casas de Passagem do município, onde poderão pernoitar e fazer mais uma refeição.

Durante a madrugada, a Secretaria de Assistência Social ainda montou uma equipe emergencial para realizar busca ativa pelas regiões da cidade para localizar quem ainda estiver nas ruas.

As pessoas em situação de rua que passarem a noite nas Casas de Passagem e manifestarem interesse, terão transporte a partir das 7h, para levá-las novamente à região Central, podendo permanecer no Centro POP, garantindo acolhimento e abrigo durante o dia e a noite.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Laura Aguiar, informa que as medidas são para acolher o maior número de pessoas em situação de rua enquanto durar a frente fria. "As equipes estão preparadas para garantir um atendimento humanizado e sensibilizar sobre a importância de não permanecerem em situação de rua diante da baixa temperatura, todavia, é necessário respeitar a singularidade e história de vida de cada um”, declara. 

A secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, ressalta também a importância da participação da sociedade civil nestes dias. “Nosso grande desafio é a sensibilização dessas pessoas para se direcionarem aos nossos atendimentos, seja durante o dia, no Centro POP, ou à noite, nas Casas de Passagem. O município consegue garantir acolhida, alimentação e cobertores, mas é importante ressaltar que toda doação é bem-vinda. Além dos pontos de arrecadação da Campanha do Agasalho, quem tiver interesse também pode levar diretamente as doações ao Centro POP, na avenida Capitão Salomão, 324”, conclui.

No primeiro dia e noite de baixas temperaturas, o Fale Assistência Social (FAS) recebeu 50 denúncias. Foram abordadas 58 pessoas em situação de rua, sendo que 15 foram levadas para o acolhimento, duas encaminhadas ao programa Recâmbio e, para quem não quis acolhimento, foram distribuídos 19 cobertores.


Foto: Pixabay

Compartilhar: