Ribeirão Preto terá Centro de Combate à Homofobia
O centro contará com advogado, assistente social, enfermeiro e psicólogo

Ribeirão Preto terá Centro de Combate à Homofobia

Dia internacional contra a Homofobia é celebrado nesta quinta-feira, 17

O Dia Internacional contra a Homofobia é celebrado nesta quinta-feira, 17 de maio, em razão da exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. Diante da representatividade da data e para contribuir com o combate à desigualdade e ao preconceito, Ribeirão Preto anunciou a criação de um centro de combate à homofobia que também orientará a população LGBT em diversos segmentos, como a procura por emprego.

No dia 8 de junho, uma comitiva da cidade visitará três centros que realizam esse tipo de trabalho em São Paulo. O objetivo é buscar referências para a viabilização do projeto. A ideia é que a unidade de Ribeirão Preto conte com advogado, assistente social, enfermeiro e psicólogo, para o caso do indivíduo ter sofrido agressão e precise de cuidados urgentes. 

Longo caminho pela frente

O Dia Internacional contra a Homofobia alerta para a conscientização e combate ao preconceito. Embora a comunidade LGBT tenha registrado vitórias ao longo dos anos, ainda há batalhas pela frente, conforme afirma o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Fabio de Jesus Silva.

De acordo com Silva, em função de não existir uma legislação que criminalize atos de homofobia, especificamente, o número de casos relatados na cidade é baixo e lidar com essas estatísticas é um desafio, seja para analisar o real cenário, ou para implantar políticas públicas.

“Como não existe uma lei que criminalize a homofobia, quando a pessoa vai à delegacia fazer uma queixa, o crime acaba sendo taxado como caso de agressão gratuita. Muitas vezes, as pessoas têm receio de ir à delegacia, pois sofrem preconceito por exporem o fato, já que nem todos sabem lidar com a situação específica”, diz.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: