Ribeirão se interessa em programa de pós-medidas para adolescentes da Fundação Casa
A ação é uma resposta ao processo de desinternação do adolescente infrator

Ribeirão se interessa em programa de pós-medidas para adolescentes da Fundação Casa

Objetivo é reduzir a quantidade de reincidências dos jovens nos primeiros seis meses após deixarem a instituição

Na última semana, Ribeirão Preto se mostrou interessado na implantação do programa estadual Pós-Medidas, da Fundação Casa, com o objetivo de reduzir a incidência de jovens infratores nos primeiros seis meses após deixarem a instituição.

A ação é uma resposta ao processo de desinternação do adolescente infrator que não tem mais nenhuma medida a ser cumprida após a saída da Fundação Casa. De acordo com dados da própria Fundação, 86% dos jovens reincidem nos primeiros seis meses.

Sendo assim, o interesse do Programa Pós-Medida acontece em parceria com o município durante estes seis meses, a fim de atender o adolescente de forma acolhedora e parceira, realizando ações continuadas com suporte de educação, assistência social, saúde, capacitação e empregabilidade.

“Sabemos do pré-conceito da sociedade de forma muito presente na reinserção desses jovens na sociedade. Uma das inúmeras maneiras de se mitigar esse pós, essa reinserção na sociedade após os seis meses, é sem dúvida, tratarmos a causa e não o efeito”, completa Ricardo Aguiar, secretário da Casa Civil

“Será realmente outra forma de alcançarmos esses adolescentes que após saírem da Fundação Casa ficam sem qualquer respaldo de política pública por conta de terem infracionado. Precisamos reduzir essas reincidências ofertando para esses adolescentes ações continuadas dentro da educação, da assistência, do esporte e da cultura, em parceria com a Fundação CASA. É um momento de transição, ele não sairá sem amparo do município”, comenta Najla Ferraz, responsável pela Divisão Jurídica da Secretaria de Assistência Social.

Reunião de interesse

Estiveram presentes na reunião, em que foi tratada as questões estruturais e de equipe para implantação do programa, o secretário da Casa Civil, Ricardo Aguiar; a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa; Amanda Ferraz, diretora do Centro de Semiliberdade de Ribeirão Perto/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Benjamim Campos, supervisor Técnico/Comissão de Pós-Medidas do Gabinete da Presidência da Fundação CASA; Edmilson Nagliati, supervisor Técnico/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Maria Auxiliadora de L Ribeiro, especialista Técnica/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Michele R. Naves, encarregada Técnica do CASA Cândido Portinari/Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte; Reinaldo Almazan, diretor de Divisão e Coordenador da Comissão de Pós-Medidas da Divisão Regional Norte.

 


Foto: Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: