Ribeirão tem fórum para discutir recuperações judiciais nas empresas
Ribeirão tem fórum para discutir recuperações judiciais nas empresas

Ribeirão tem fórum para discutir recuperações judiciais nas empresas

Juiz da 1ª Vara de Falências, Daniel Carnio Costa, e especialistas debaterão, em Ribeirão Preto, os 10 anos da Lei de Recuperação Judicial, na FAAP

Interessados em saber um pouco mais sobre recuperação judicial poderão tirar dúvidas, nesta terça-feira, 16, com o juiz da 1ª Vara de Falências, de São Paulo, Daniel Carnio Costa, que ministrará palestra sobre o assunto em Ribeirão Preto.

O magistrado será o palestrante principal do “Fórum de Finanças – Balanço da Primeira Década da Lei de Recuperação e Falências”, que acontece na FAAP, a partir das 19h, e ainda contará com as participações de Ângelo Guerra Netto e Eduardo Scarpellini, sócios da consultoria EXM Partners, e os advogados Aires Vigo e Ricardo Dosso.

A legislação brasileira garante às empresas em crise um ambiente favorável para que possam entrar em acordo com seus credores e afastar o risco de falência. De acordo com um levantamento da Serasa Experience, de 2005 a junho de 2016, houve 7,2 mil pedidos de Recuperação Judicial (RJ) no Brasil. Apenas em 2016, dobrou o número de pedidos de recuperação judicial, passando de 1,5 mil no primeiro semestre do ano passado, para 3 mil este ano.

Na recuperação judicial ocorre a suspensão por 180 dias de ações e execuções movidas contra a organização em recuperação. O devedor tem de elaborar um plano no qual constem as condições específicas para o pagamento das dívidas, de acordo com a projeção de caixa para o negócio.

A Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência é uma ferramenta jurídica utilizada por empresas em crise, criada em 2005 em substituição à antiga concordata, para evitar a falência das organizações.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: