Rosto de São Valentim é impresso em 3D em Ribeirão Preto
Rosto de São Valentim é impresso em 3D em Ribeirão Preto

Rosto de São Valentim é impresso em 3D em Ribeirão Preto

O busto do santo era desconhecido pelas pessoas até este ano de 2017

Ricardo Nisioka Kimura foi um dos responsáveis pela impressão do santo em Ribeirão PretoO rosto de São Valentim foi impresso em 3D na cidade de Ribeirão Preto no final de abril. O busto do santo era desconhecido pelas pessoas até este ano de 2017, quando um designer, junto ao Vaticano, desenvolveu um projeto através de estudos que revelou a aparência com 92% de precisão. 

Segundo Ricardo Nisioka Kimura, diretor comercial da dOne, que realizou a impressão, o processo foi criado com um pó composto por gessos e polímeros. “O legal é que conseguimos reproduzir até 390 mil cores na mesma impressão. Então, a imagem fica bem bonita e realista”.

De acordo com o especialista, a impressão deste busto será um presente para a cidade de São Valentim do Sul (RS). “Lá vai ficar em uma igreja. Eu pessoalmente acho fantástico participar desse projeto. O crânio foi escaneado em Roma. O legal é que qualquer pessoa pode comprar a impressão e guardar em sua casa não precisando ir até Roma, ou no Sul para ver os detalhes do santo”.

Projeto

Através de tecnologias de escaneamento 3D, parte do crânio de São Valentim, que se encontra atualmente em Roma, foi digitalizado. A partir do modelo 3D, o designer Cícero Moraes e sua equipe trabalharam na reconstrução do crânio e posteriormente, na face do santo. O trabalho de reconstrução durou cerca de três meses antes de chegar a Ribeirão Preto.

Moraes já trabalhou na reconstrução da face de 10 santos e beatos católicos de diferentes partes do mundo como o próprio Santo Antônio, Santa Maria Madalena e Madre Paulina. Além disso, reconstruiu também a face do Señor de Sipán, o primeiro grande governante do Peru (falecido em cerca de 200 d.C.) e do Homem de Lagoa Santa, que viveu há cerca de 12 mil anos e cujo crânio foi encontrado em 1840, no estado de Minas Gerais.
 


Foto: Júlio Sian

Compartilhar: