Seleção de nomes de Ribeirão tem Romário, mas não Neymar

Seleção de nomes de Ribeirão tem Romário, mas não Neymar

Com base na pesquisa do Censo, realizada pelo IBGE em 2010, em Ribeirão Preto existiam 50 “Romários”, porém nenhum Pelé ou Neymar

Nesta última semana, o IBGE lançou o aplicativo “Nomes do Brasil”, ferramenta que fornece estatísticas sobre os 130 mil nomes usados por quase 200 milhões de brasileiros. O aplicativo permite verificar quantas pessoas existem em determinados locais com os mesmos nomes. Em Ribeirão Preto, segundo os dados do Censo de 2010, nos quais o aplicativo é baseado, havia 50 Romários, mas nenhum Pelé e Neymar.

Mas não é só o Romário que tem admiradores na cidade, o fenômeno Ronaldo também emplacou alguns fãs nas estatísticas, e marcou 849 nomes.  Porém, o time de futebol não para por aqui. Ribeirão Preto conta ainda com 32 “Raís”, 24 Riquelme’s, 637 “Robsons”, 802 “Davis”, 1484 “Diegos” e 162 “Denílsons”.

Possivelmente nem todos esses nomes foram dados por conta dos jogadores. O nome Ronaldo, por exemplo, já existe em Ribeirão Preto desde o ano de 1940, quando eram apenas 14 pessoas com esse nome.

Um exemplo disso é o Robinson Galo, 24 anos, que leva o apelido do craque Robinho desde que nasceu, e também o nome, que é uma adaptação de Robson. O jovem, que não trocaria seu nome por nenhum outro, afirma que recebeu esse nome por conta do pai, que carrega também o nome do craque no RG.

Galo explica que gosta muito de futebol, mas do atacante Robinho, só leva o nome. “Gosto muito de futebol, mas não tenho 2% do futebol do Robinho, além de ser uns 40kg mais pesado também (risos)”,  explica o jovem.

Mesmo que não tenha recebido o nome por causa do craque, Galo afirma que admira o atacante. “O Robinho é um craque. Brilhou muito pelo Santos e teve uma carreira brilhante na Europa, onde passou por grandes clubes. Além de tudo, o atacante nunca teve seu nome envolvido em escândalos, é humilde e  de família. Isso me chama muita atenção”, comenta.

O apelido que recebeu assim que nasceu, veio muito antes do Robinho decolar no esporte, porém sempre rendeu comparações entre os dois na hora da partida de futebol. Na época das pedaladas do Robinho, todos arriscavam algumas, inclusive eu. “Era bem legal, porque eu era um Robinho pedalando (risos), e isso sempre rendia em comparações”, finaliza Robinson.

Fotos: Divulgação e arquivo pessoal.
 

Compartilhar: