Símbolo da acessibilidade no Brasil, ex-jogador sonha em apresentar concerto em Ribeirão Preto
O ex-atleta aprendeu a tocar piano depois de surdo

Símbolo da acessibilidade no Brasil, ex-jogador sonha em apresentar concerto em Ribeirão Preto

Ex-atacante Julio César ficou surdo após se aposentar e, desde então, tem realizado trabalho com deficientes físicos

Símbolo da acessibilidade no Brasil, o ex-jogador Julio César sonha em apresentar um concerto musical no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Estrela do futebol nos anos 80, ele contraiu surdez bilateral profunda após a aposentadoria e teve de se adaptar a uma vida diferente fora dos gramados.

Leia mais:
Feira de mobilidade para pessoas com deficiência será realizada em Ribeirão Preto

Após perder a audição, Julio César aprendeu  a tocar piano e se tornou o primeiro músico deficiente físico a apresentar um espetáculo adaptado para pessoas que mais precisam. “Logo depois que eu parei de jogar, eu perdi completamente a audição. A princípio, eu fiquei revoltado por ter sido jogador de futebol e famoso. Você não entende bem, mas depois eu recebi o convite da Prefeitura de São Paulo para criar uma metodologia e educar as crianças através do esporte”, diz o ex-atleta.

O ex-atacante começou com atividades voltadas ao futebol, mas logo estava com aulas em todos os segmentos, inclusive a dança. Nesse período, ele conheceu o piano e com o conhecimento que tinha da música conseguiu compor duas sinfonias.

“Eu aprendi piano com a minha memória musical. Escrevi duas sinfonias que já foram lançadas. Agora estou empenhado em apresentar o meu concerto, que é o primeiro inclusivo no Brasil. Eu entendi que seria a melhor forma de eu contribuir com a causa e mostrando através da música um trabalho. Temos um maestro e ele tem ajudado a me transformar em um pianista ainda melhor para que eu possa apresentar o trabalho com qualidade profissional”, fala Julio.

Julio foi destaque do Comercial e do Corinthians O espetáculo já foi apresentado no teatro municipal de Santos e agora deve expandir para os outros locais do Brasil. “O repertório é composto com músicas de mestres do passado que tiveram deficiência, como Ludwig van Beethoven, entre outros. “Eu entro no final, toco o meu concerto de três movimentos e encerro. Levamos todo tipo de acessibilidade ao show, como áudio adaptado, descrição para cegos, legenda em tempo real, pessoal para dar assistência aos cadeirantes e amputados, tudo já preparado para que todos possam participar.”

Relação com Ribeirão Preto

Julio César jogou pelo Comercial por dois anos. Em 1985, ele foi vice artilheiro do campeonato paulista com 18 gols. “Fui ídolo na cidade, joguei com o Sócrates no Corinthians e depois contra o Raí. O Comercial me revelou e me deu várias oportunidades como de jogar fora do Brasil. Minha mãe é nascida em Bonfim Paulista e muitos parentes moram na cidade. Me sinto ribeirãopretano, pois foi uma cidade que me acolheu. Será uma honra tocar em Ribeirão”, finaliza.


Foto: Julio Sian e Divulgação

Compartilhar: