Terapias com animais e casas adaptadas auxiliam o dia a dia de pessoas com autismo
Confira a programação deste final de semana

Terapias com animais e casas adaptadas auxiliam o dia a dia de pessoas com autismo

Esses e outros temas são na semana internacional do autismo (TEAbraço), que termina neste final de semana, no Shopping Iguatemi

Terapias com animais e casas adaptadas são algumas das formas de auxílio para pessoas e famílias que convivem diariamente com o autismo. Na semana internacional (TEAbraço), que termina neste fina de semana em Ribeirão Preto, no Shopping Iguatemi, é possível ter contato com o tema e também mais conhecimento por meio de profissionais e exepriências. 

Especialista em Zooterapia, a médica veterinária Maria de Fátima Martins, que trabalha há 35 anos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, diz que animais como porquinho da índia, coelho, bicho-pau, gato e outros podem auxiliar no dia a dia da pessoa com autismo.

Apesar da diversidades de animais que contribuem com a terapia, não são todos que podem ser terapeutas. “Eles são escolhidos pelo temperamento. Mas, só ser dócil, também, não basta. O animal tem de passar por um processo de adestramento. Além de necessário que haja uma empatia com o paciente”, comenta a médica.

Esses requisitos são necessários, pois esses animais têm o “poder” de serem socializadores. Eles têm a capacidade de se emocionarem e de nos emocionar. Embora seja eficaz para o tratamento de autismo, a Zooterapia não remete só a isso, contribui para qualquer tipo de doença.

Casa Azul

O evento também mostra a inédita Casa Azul (veja fotos abaixo), assinada pela design de interiores Cacau Ribeiro, que colabora com a qualidade de vida de pessoas autistas. Essa proposta apresenta uma simulação de cômodos de uma casa convencional, mas inspirados nos modelos de moradia assistida.

Cozinha, banheiro, sala de TV, de estar, lavanderia e quarto terão painéis e TVs detalhando o que pode ser feito em cada um deles, para deixar o dia a dia da pessoa com autismo mais simples e confortável, melhorando o convívio com toda a família.

Últimos dias

Confira a programação dos últimos dias da semana voltada ao autismo no Shopping Iguatemi:

O autismo é caracterizado pela dificuldade na comunicação. Mas é na música que Israel Rodrigues Parreira, 11 anos - deficiente visual e autista – e, Fernando Pavone de 18 anos - autista - encontraram uma forma de se expressar com o mundo.  As apresentações serão nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h30, no Open Mall do Shopping Iguatemi.

Natural de Ribeirão Preto e com uma história cheia de momentos de superação e muito amor da família, Israel traz um repertório com diversos sucessos do pop rock e da MPB e estará acompanhado pelo pai Fabiano Pereira no violão e o pelo professor de música Rodclim no cajon – instrumento de percussão. Já a outra atração do Sound Open Air é o veterano em apresentações no TEAbraço, Fernando Pavoni, exemplo de vida e desenvolvimento a partir da música. O autista artista já se apresentou em diversos canais de comunicação e fez a abertura de grandes shows como dos cantores Gusttavo Lima e Daniel. Ainda durante a apresentação, Fernando e seus familiares irão distribuir gratuitamente um CD gravado exclusivamente para o evento com algumas músicas cantadas por ele.

Completando o clima de Happy Hour da sexta-feira a banda ribeirão-pretana Tonantes Verdes Fritos ainda se apresenta levando seu carisma, personalidade e um repertório com muito pop rock para o Open Mall do empreendimento.

Já no domingo, 7, o espetáculo do projeto "Domingo é Dia de Teatro" conta a história da Preguiça, Onça, Coelho e Zebra que vivem na floresta e são grandes amigos. Em um belo dia eles resolvem fazer um grande evento, uma corrida especial, onde cada um – mesmo com suas diferenças – vão poder se destacar e viver com a diversidade. A peça "Corrida na Floresta" conta com os atores da Cia Nuvenzinha Azul - Paula Lucisano, Pedro Camarero, Cássio Grosso, Shuelen Chica e Thainá Moscardi -, realização de Elo Serv. Artísticos, produção executiva e texto de Flavia Veridiana e direção de Paula Lucisano. A apresentação tem início às 17h com entrada gratuita.


Foto: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: