Unaerp exibe documentário sobre Dom Phillips e a cobertura jornalística na Amazônia

Unaerp exibe documentário sobre Dom Phillips e a cobertura jornalística na Amazônia

Filme será exibido em sessão comentada com participação de Marcel Gomes, Secretário Executivo e responsável pela área de pesquisa da Repórter Brasil

Na próxima segunda-feira, 25, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), recebe a exibição do documentário “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia”, da Repórter Brasil, às 19h, no Teatro Bassano Vaccarini. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição.

 

O longa é uma homenagem a Dom Phillips, jornalista inglês assassinado, em junho de 2022, em uma emboscada no Vale do Javari, junto ao indigenista Bruno Pereira. Produzido pelo jornalista Daniel Camargos, durante as buscas pelo amigo desaparecido, o documentário é um mergulho nos desafios enfrentados pelos repórteres que cobrem a violência contra as comunidades indígenas na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

 

Após estrear com lotação máxima na Cinemateca, em São Paulo, na mostra “Histórias da Amazônia”, promovida pelo Pulitzer Center, o filme será exibido na Unaerp com a presença do Secretário Executivo e responsável pela área de pesquisa da Repórter Brasil, Marcel Gomes, em sessão comentada.

 

Com uma hora de duração, “Relatos de um correspondente da guerra na Amazônia" é um filme de Ana Aranha e Daniel Camargos, com fotografia de Fernando Martinho e Caio Castor, montagem de Pedro Watanabe, e realização da Repórter Brasil.

 

Consórcio em homenagem ao Dom Phillips

 

O documentário integrou o trabalho feito por um consórcio de mais de 50 jornalistas espalhados por 10 países e representando 16 organizações, incluindo os ingleses The Guardian e The Bureau of Investigative Journalism, Expresso (Portugal), Le Monde (França), Ojo Público (Peru), Paper Trail Media (Alemanha), NRC (Holanda), Tamedia (Suíça), Der Standard (Áustria), além dos brasileiros Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Amazônia Real, Folha de São Paulo e TV Globo.

 

Com coordenação da Forbidden Stories, esses veículos realizaram diversas publicações entre os dias 1 e 4 de junho, quando a morte de Dom e Bruno completou um ano. O objetivo é dar eco às investigações que Dom Phillips fez em vida e, de certa forma, continuar o seu trabalho.

 

Assista ao trailer do filme aqui.


Foto: Divulgação

Compartilhar: