Unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto cria projeto de leitura
A intenção do centro médico é proporcionar um aspecto de acolhimento às pessoas

Unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto cria projeto de leitura

Com a ajuda de voluntários, local inovou com a "geladeira literária", um eletrodoméstico com livros para pacientes e acompanhantes

Em Ribeirão Preto, a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) inovou com um projeto literário para os pacientes e acompanhantes que vão até o local. Com a ajuda de voluntários, o centro médico criou a "geladeira literária", um eletrodoméstico repleto de livros disponíveis para a população.

Segundo a assessoria do hospital, a geladeira com livros foi feita para acompanhantes, visitantes, pacientes e funcionários terem um momento com as histórias. A ideia da implantação partiu de um pedido de uma voluntária junto ao projeto Humanizador, criado em 2018 e que conta pessoas que animam e recepcionam pacientes e indivíduos que ficam no saguão do hospital.

“Uma proposta foi apresentada e descobrimos que uma pessoa queria doar a geladeira, esta que já havia sido reformada e transformada em uma mini biblioteca. Percebemos que esse seria mais um dispositivo para melhorar o acolhimento dos visitantes que vêm ao hospital. Abraçamos a ideia, pois além de se tratar de um objeto não mais utilizado, a geladeira acaba por proteger os livros que ficam em seu interior”, disse Jenifer Keller de Oliveira Cabral, Assistente Social do HC.

O acesso é livre para todos que passarem pela geladeira. A ideia é de que o objeto fique permanentemente no local e, futuramente, se expanda para outras áreas.

“Os livros podem ser doados, pegos e até levados para casa. As pessoas vão ficar livres já que não será catalogado, mas vai haver alguém que irá manter o projeto organizado e higiênico. É um incentivo literário e isso também contribui com a questão da ansiedade, pois se torna uma coisa a mais para fazer enquanto as pessoas aguardam pela consulta ou por algum paciente”, finaliza Jenifer.


Foto: Divulgação

Compartilhar: