Acirp discorda das medidas anunciadas pelo estado para conter pandemia na região de RP
Acirp diz que reduzir o horário de funcionamento do comércio não colabora de forma direta na redução do contágio da doença

Acirp discorda das medidas anunciadas pelo estado para conter pandemia na região de RP

Segundo associação, disseminação do vírus não é intensificada por estabelecimentos que seguem os protocolos de prevenção; região de Ribeirão está com 70,9% das UTIs covid ocupadas

Após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo de regredir a região de Ribeirão Preto para a fase laranja do Plano São Paulo com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus, tendo em vista que a taxa de ocupação das UTIs na DRS XIII está em 70,9%, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) divulgou uma nota em que alega que os erros do início da pandemia estão sendo novamente cometidos.

“Já se sabe exaustivamente que reduzir o horário de funcionamento do comércio não colabora de forma direta na redução do contágio da doença, vide o período em que Ribeirão se manteve na fase amarela, com comércios abertos e números baixos de casos e internações”

Ainda segundo a Acirp, a disseminação do vírus não é intensificada por estabelecimentos que seguem os protocolos de prevenção. “Ela ocorre, principalmente, nas aglomerações, festas clandestinas e em outros locais e atividades que não são fiscalizados pelos órgãos competentes”, diz a nota.

Assim, a associação alega ainda que discorda do fechamento indiscriminado dos bares pela incapacidade do poder público em fiscalizar, prejudicando grande número de empreendimentos e trabalhadores.

“Embora a entidade entenda que medidas devam ser tomadas diante de novos cenários e da evolução negativa da pandemia, a atualização de hoje (15) mostra mais uma vez a inconstância e falta de previsibilidade que têm gerado instabilidade e insatisfação, dificultando até mesmo o entendimento e, consequentemente, a adesão às normas.”

Por fim, a Acirp também diz que se solidariza com a população de Ribeirão Preto, com os trabalhadores da saúde e com o setor produtivo, incluindo empreendedores e trabalhadores.

“Da mesma forma, a entidade também lamenta a decisão do governo estadual e repudia o comportamento de uma pequena parte da população que ainda não se conscientizou sobre os devidos cuidados dos quais depende a saúde coletiva”, encerra a nota.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, testou positivo para a Covid-19. O empresário está em isolamento desde a última sexta-feira, 8, quando apareceram os primeiros sintomas, se são leves, segundo a assessoria de imprensa da Acirp. O resultado positivo para o novo coronavírus saiu na segunda-feira, 11, e Dorival segue em isolamento por recomendação médica.

Ribeirão Preto tem, desde o início da pandemia, 42.402 casos confirmados e 998 óbitos por covid-19. A taxa de ocupação das UTIs no município está 77,61% na tarde desta sexta-feira, 15, com 104 dos 134 leitos de UTI covid ocupados. 


Foto: Luan Porto/ Arquivo Revide

Compartilhar: