Revide, Homem com Covid é internado em UTI após aguardar seis dias em UBDS de Ribeirão, UTI, ribeirão preto, coronavírus, vagas, hospital, internado, paciente

Ocupação nos leitos de UTI em hospitais públicos, de Ribeirão Preto, está em 75%

Homem com Covid é internado em UTI após aguardar seis dias em UBDS de Ribeirão

Paciente estava entubado em estado grave na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Vila Virgínia de Ribeirão Preto

O paciente José Ronei Gomes, de 55 anos, com Covid-19, foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa nesta sexta-feira, 21, após permanecer seis dias aguardando por uma vaga. Desde domingo, 16, Gomes estava hospitalizado na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Vila Virgínia de Ribeirão Preto. Devido a complicações da doença, foi solicitado a internação do paciente na UTI.

Segundo informações do filho do paciente, Guilherme Gomes, seu pai seguiu em estado grave, com oxigênio, até terça-feira, 18, às 20h. A partir disso, a saturação baixou e o paciente teve que ser entubado. No entanto, não tinha sido encaminhado para a UTI. “Ele se encontrava em estado grave, inconsciente, se alimentando por sonda e entubado dentro da UBDS há dias, precisando urgentemente ser encaminhado à UTI”, afirma Guilherme.

De acordo com os dados da plataforma leitoscovid.org, a ocupação nos leitos de UTI em hospitais públicos de Ribeirão está em 75%, o que corresponde a 12 leitos, no total, e nove, em uso.

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade alegou que a transferência era prerrogativa do médico que atua na assistência ao paciente e informou que ele estava recebendo toda a assistência necessária enquanto aguardava a regulação. Além disso, orientou que a família procurasse a assistente social da unidade.

Porém, ainda de acordo com o filho de Gomes, a família já havia procurado a assistência da entidade anteriormente, que pediu para que aguardassem pela vaga. 

O Portal Revide questionou a Prefeitura sobre os leitos ainda disponíveis, mas não obteve respostas.

Foto: Reprodução/ Guilherme Gomes

Compartilhar: